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Incluir com o digital, para uma escola inclusiva de qualidade e equitativa
7 Maio
Modalidade: Oficina de formação / b-Learning
Duração
Horas presenciais: 25h
Horas de trabalho autónomo: 25h
Nº de horas acreditadas: 50h
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Objetivos a atingir:
Esta ação pretende ter impacto na prática pedagógica dos docentes envolvidos. A construção de cenários de aprendizagem, que promovam a inclusão e a equidade, com recurso a tecnologias educativas e a metodologias ativas de aprendizagem, constitui um dos eixos de mudança e inovação do nosso sistema de ensino. O investimento realizado nos últimos anos ao nível da infraestrutura tecnológica permite a utilização pedagógica da tecnologia e a promoção da inclusão de todos, independentemente das potencialidades e constrangimentos de cada aluno e de cada contexto.
Num sistema de ensino, orientado por competências, pretende-se que todos tenham lugar numa sociedade cada vez mais tecnológica, onde são expectáveis profissionais que sejam autónomos, dinâmicos, se integrem em ambientes colaborativos, diversificados e inclusivos. Educar para a diferença, investindo nas potencialidades individuais e contornando os constrangimentos individuais e coletivos, é um objetivo que se pode alcançar, com um ensino mais inclusivo, suportado por metodologias ativas e pelo potencial da tecnologia.
Conteúdos da ação
Módulo 1 – A inclusão e o seu enquadramento no sistema de ensino português:
-Enquadramento legal e recomendações para um ensino mais equitativo e inclusivo.
Módulo 2 – Ecossistemas de aprendizagem digitais (EAD) que promovem a inclusão:
-Através de recursos tecnológicos e pedagógicos inovadores, os EAD podem eliminar barreiras de acesso à educação e garantir que todos os alunos, independentemente de suas origens, habilidades ou necessidades, tenham a oportunidade de aprender e prosperar.
-Os EAD facilitam a inclusão providenciando: Acessibilidade; Flexibilidade e Personalização; Colaboração e interação; Avaliação formativa e continuada; Conteúdo relevante em contexto
Módulo 3 – Acessibilidade das tecnologias e recursos digitais
-A acessibilidade é fundamental para que todos, independentemente das suas habilidades ou restrições, possam ter um acesso equitativo à informação e comunicação.
Módulo 4 – A avaliação digital como promotora da inclusão
-As vantagens da avaliação digital: Acessibilidade e flexibilidade, feedback individualizado e em tempo real, autonomia e auto avaliação, motivação.
Módulo 5 – Recuperar aprendizagens com o digital
-O digital é uma mais-valia na recuperação de aprendizagens com o digital, através da definição de percursos individuais de aprendizagem e adaptação de estratégias e metodologias às necessidades de cada aprendente.
Módulo 6 – Estratégias para um ambiente online inclusivo e seguro
-Definição de estratégias de cidadania digital e ética digital.
Incluir com o digital, para uma escola inclusiva de qualidade e equitativa T24/96 | Todos | Fátima Campos | Terça-feira | 18:45 à 21:45 e 22:15 (2x) | 07/05/2024 a 25/06/2024 | Oficina/ b-leaning | 25h + 25h | Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial | A definir |