CENTRO FORMAÇÃO ORDEM DE SANTIAGO

Centro de Formação de Associação de Escolas Ordem de Santiago é uma entidade pública de formação para os profissionais do sector da Educação, existe desde 2008, constituído pelas Escolas/Agrupamentos dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
A sua criação resultou da reorganização enquadrada pelos Despachos n.º 18038/2008 e 18039/2008, levada a efeito no segundo semestre de 2008, com a aglutinação dos Centros de Formação:
– Centro de Formação de Professores Arrábida;
– Centro de Formação de Professores S. Sebastião;
– Centro de Formação da Comunidade Educativa de Palmela;
– Centro de formação de Professores de Sesimbra.

existentes entre 1993 e o ano referido.

A Escola sede situa-se no Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, em Setúbal.

MISSÃO

O Centro de Formação de Associações de Escolas Ordem de Santiago tem como missão os seguintes pontos:

– Contribuir para o aperfeiçoamento, atualização e inovação do desempenho de atividades organizativas, de gestão e de mudança nas escolas associadas;

– Promover a autonomia das escolas visando a execução e melhoria dos projetos educativos das escolas e do seu desenvolvimento organizacional;

– Assegurar as condições para a valorização pessoal, social e profissional dos membros das comunidades educativas associadas;

– Desempenhar um papel de interface de conhecimento, cultura, desenvolvimento profissional e aprendizagem ao longo da vida, assente em parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais;

VISÃO

Dada a dimensão do CFOS com um valor quase três vezes superior à dimensão média dos CFAEs a nível nacional, desenvolvemos uma articulação diversa, descentralizada e articulada na conceção e implementação de planos formativos, criando “clusters” de escolas, promovendo micro redes de trabalho local com uma articulação global na rede mais vasta dentro do CFOS, a nível global.

Nesta lógica e sendo um valor apropriado por nós, a importância dos territórios educativos, temos criado as tais micro redes atendendo aos três concelhos municipais, proporcionando intervenções formativas contextualizadas em linhas de ação local, consolidando os valores de escolas inclusivas, relacionadas com as suas comunidades.

OS DESAFIOS DO CFOS

O Centro de Formação Ordem de Santiago ( CFOS) tem como missão central preparar e implementar planos anuais de formação que contribuam para a permanente qualificação dos profissionais de educação, em funções nas suas escolas/agrupamentos associados.

No presente ano letivo, o CFOS tem em aplicação o plano formativo decorrente dos Planos de Ação Estratégicos ( PAEs) definidos pelas suas escolas associadas, perseguindo os vetores chave do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar ( PNPSE). As diversas ações inscritas em plano, foram estrategicamente escolhidas, nas temáticas e públicos alvo, a partir das medidas de ação priorizadas pelas Direções das escolas, para o biénio 2016/17 e 2017/18.

António Canhão

Diretor do Centro de Formação (1993-2024)
Ler mais
0
Formandos
0
Formadores
0
Formações

AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS

Catorze Agrupamentos de Escolas (dos quais, dois são mega agrupamentos) e cinco Escolas não agrupadas. Dois dos Agrupamentos integram a rede de TEIPs (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Tem como territórios concelhios, Palmela, Sesimbra e Setúbal.

PROFISSIONAIS

Enquanto profissionais, integra cerca de 2850 Docentes, 190 Assistentes Administrativos e 420 Assistentes Operacionais.

OFERTA FORMATIVA

Durante o ano letivo de 2015/16 e 2016/17, teve oferta formativa variada, artes, expressões, desporto, língua portuguesa e estrangeiras, ciências experimentais e matemática, ciências sociais e cidadania.

PARTICIPAÇÃO

No ano letivo transato, participaram 570 formandos/as em ações acreditadas pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua e 720 formandos/as em ações de curta duração. Nesta descrição observa-se que o CFOS tem em média uma participação formativa de cerca de 30% dos docentes em exercício de funções nas suas escolas associadas.

O CENTRO EM FOTOS

PARCERIAS