Plano de formação Contínua do CFOS
Caros/as colegas professores/as educadores/as,
O Centro de Formação Ordem de Santiago (CFOS) está a apresentar em divulgação a 1ª Fase do plano de formação do ano 2022 que decorrerá entre 2 de maio e 8 de julho, com o período de inscrições entre 11 e 25 de abril. A 2ª Fase do plano decorrerá entre setembro e dezembro deste ano.
De acordo com as orientações superiores este plano tem especial incidência nas temáticas inscritas no Plano de Transição Digital (PTD), através da capacitação digital dos docentes, respeitando o quadro de competências resultante do processo de diagnóstico do CHECK-IN, determinando o posicionamento em cada um dos três níveis pré-estabelecidos, sendo este um pré requisito à possibilidade de frequência das ações PTD.
O plano integrará outras ações de formação dedicadas a temáticas mais abrangentes, embora relacionadas com o uso das TICE nos diversos ambientes de aprendizagem, nomeadamente as relacionadas com a exploração de metodologias ativas em modalidade de projetos de ação, com o uso dos meios digitais.
O presente plano irá desenvolver-se em regime misto, ou seja, utilizando a formação a distância e a formação presencial física em sala, nas proporções que cada formador responsável por cada ação determinar, em conjunto com o seu respetivo grupo de formandos.
A exemplo de anos anteriores e em concordância com avaliações e apreciações dos nossos anteriores colegas formandos, serão usadas as plataformas ZOOM e MOODLE na formação a distância, viabilizando momentos de formação síncrona e assíncrona, para além de espaços permanentes de partilha, potenciadores de comunidades de aprendizagem com acesso a materiais e fóruns de debate, decorrentes dos trabalhos desenvolvidos durante a formação.
Na criação das turmas de cada ação, para além dos critérios gerais de seriação e seleção, serão tidos em consideração três orientações: a ) Na mesma turma construir grupos de professores de uma mesma escola/agrupamento; b) Aglutinar em cada turma, grupos de professores de escolas/agrupamentos com proximidade geográfica; c) Assegurar a representatividade de participação de professores de todas as escolas/agrupamentos que integram o CFOS.
Estando o CFOS ciente da energia transformadora que a formação pode transportar para as nossas escolas, manteremos a maior proximidade possível junto de cada aspeto dos processos formativos e organizativos deste plano, solicitando-se a cada um dos nossos/as educadores/as – Professores/as que nos contactem para eventuais esclarecimentos acrescidos aos documentos publicados na divulgação deste plano.
Setúbal, 11 de abril de 2022
O Diretor do CFOS,
António Canhão