Caros colegas professores/as e educadores/as
Antes de mais desejamos-vos que este novo ano letivo que agora se inicia, decorra ao nível das vossas melhores expetativas e repleto das melhores realizações pessoais e profissionais.
O Centro de Formação Ordem de Santiago ( CFOS) está a presentar-vos a segunda fase do plano de formação do ano 2022 que irá decorrer entre setembro e dezembro de 2022, com a exceção das ações sobre as Aprendizagens Essenciais da Matemática do Ensino Básico que se prolongarão até finais de fevereiro de 2023.
O presente plano integra quatro grupo de ações :
– As ações de Capacitação Digital Docente, integradas no Plano de Transição Digital, tipificando os níveis 1, 2 e 3, decorrentes do inquérito de CHECK-In realizado por cada um de vós. Relembramos que a participação neste grupo de ações, está condicionada à prévia realização do referido CHECK-IN. Caso não o tenham realizado até à data, solicitamos que nos façam chegar essa indicação para o seguinte endereço de e-mail : diretor.cfos@gmail.com . Recordamos igualmente que no caso dos colegas que já obtiveram certificação em um dos níveis CDD referidos, se poderão inscrever em ações do nível seguinte.
– As ações dedicadas ao tratamento das Aprendizagens Essenciais da Matemática do Ensino Básico, centradas em : a ) Dotar os professores de conhecimento sobre as novas orientações curriculares e de como as levar à prática; b ) Promover dinâmicas de trabalho colaborativo entre professores do mesmo agrupamento, focadas no desenvolvimento curricular a partir das novas AEMEB.
Neste grupo de ações, o CFOS realizou um trabalho prévio com as Direções dos Agrupamentos/Escolas, identificando os professores que participarão nestas ações, priorizando desta forma a seleção destes professores. No entanto, nas ações do segundo e terceiros ciclos, existem algumas vagas que poderão incorporar outros candidatos. No primeiro ciclo a turma encontra-se completa, a partir das indicações realizadas pelas Direções das vossas escolas e decorrerá de forma conjunta na partilha de vagas entre o CFOS e o CFAE-Barreiro/Moita.
– Um outro grupo de ações deste plano, centra-se na Avaliação Pedagógica, pretendendo-se dar continuidade a outras intervenções formativas, consolidando processos e trabalhos anteriores realizados pelas diferentes escolas, em torno do projeto MAIA.
– Finalmente, o plano em divulgação integra outras ofertas formativas que procuram dar resposta a outras solicitações dos professores/as – escolas, garantindo uma diversificação de oportunidades formativas que abranja interesses e necessidades formativas mais especificas.
A oferta formativa que se descreveu acima, deve ser complementada com a consulta da grelha geral do plano e a descrição especifica por ação dos seus objetivos e coteúdos publicadas na página oficial do CFOS : www.cfosantiago.edu.pt
De referir ainda que o plano de formação tem em si um processo dinâmico de construção e evolução, pretendendo-se acrescentar outras ofertas formativas, ao longo das próximas semanas, em especial as ações que serão dinamizadas ao nível local de cada Agrup./ Escola.
Numas notas finais de contextualização, deva-se referir que a partir de 31 de julho deste ano, terminou o período de exceção criado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, decorrente do estado pandémico vivido, que possibilitava a realização das ações certificadas como presenciais poderem ser realizadas no regime à distância. Pelo que a norma a partir desta fase será a realização das ações nos regimes em que foram acreditadas. No entanto, para algumas ações em plano, o CFOS conseguiu a alteração do regime de presencial para o b-Learning, como é o caso das ofertas formativas da Capacitação Digital Docente (Níveis 1,2 e 3 ). Nestas situações, as ações terão uma carga horária distribuída da seguinte forma : 9 horas presenciais ( 3 sessões) em sala e 16 horas (5 sessões)à distância em regime síncrono.
Neste contexto, o presente plano tem uma grande diversidade de regimes formativos, integrando o presencial, o b-learning, e-learning, síncrono e assíncrono.
Refira-se ainda que nas ofertas formativas temos uma coluna de escolas prioritárias por concelhos municipais, incentivando momentos de partilha entre escolas próximas e a criação de comunidades locais de projetos e formações conjuntas.
O período de inscrições decorrerá entre 17 e 29 de setembro, com exceção das ações das Aprendizagens Essenciais da Matemática que decorrerão até 24 se setembro.
Resta-nos desejar um bom ano para todos vós e a nossa disponibilidade para esclarecer e ser parte ativa na boa concretização do plano apresentado.
O Diretor do CFOS
António Canhão