
Abril 2025
Educação Digital – partilha de práticas
Nome da Ação: “Educação Digital – partilha de práticas” Nº total de horas: 3 horas (Presencial) Formadores: Eduarda Ferreira Público-alvo: Docentes do Ensino Básico e Secundário Objetivos: -Explorar diferentes abordagens e ferramentas digitais aplicadas ao ensino; -Partilhar experiências práticas que promovam a inovação pedagógica: -Refletir sobre desafios comuns e identificar soluções eficazes para a integração da tecnologia na sala de aula; -Desenvolver estratégias para a promoção da literacia digital e do pensamento crítico nos alunos. Programa temático da ação:…
Saiba mais »Educação e Saúde mental
Nome da Ação: “Educação e Saúde mental” Nº total de horas: 3 horas Formador: Carina Lobato Faria Modalidade: Ação de Curta Duração Público-alvo: Professores de todos os grupos de recrutamento, coordenadores e directores. Objetivos: -Sensibilizar os profissionais da educação para a importância da saúde mental no contexto escolar, promovendo uma abordagem mais empática e humanizada no relacionamento com os alunos. -Desenvolver estratégias pedagógicas que integrem a promoção do bem-estar emocional no quotidiano escolar, contribuindo para ambientes educativos mais saudáveis e…
Saiba mais »Práticas pedagógicas Inclusivas em Sala de Aula T25/14
Nome da Ação: Práticas pedagógicas Inclusivas em Sala de Aula T25/14 Nº total de horas: 25 Horas Modalidade: Curso de Formação/ b-learning Formador: Liliana Ribeiro Público-alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360 Objetivos: -Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas; -Consolidar o conhecimento sobre…
Saiba mais »Maio 2025
Estratégias Integradas e Intencionalidade Pedagógica T25/12 – EXCLUSIVA AESG
Nome da Ação: “Estratégias Integradas e Intencionalidade Pedagógica T25/12” EXCLUSIVA AESG Nº total de horas: 50 horas (25h + 25h trabalho autónomo) Modalidade: Oficina de Formação/ Presencial Formador: Eduarda Ferreira Público-alvo: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e de Educação Especial Objetivos: Os formandos deverão ser capazes de: -Reequacionar o seu papel (individual e coletivo) na construção de oportunidades de aprendizagem significativas (adequadas, desafiantes e motivantes para os alunos) por referência aos objetivos da estratégia nacional da…
Saiba mais »A programação em Python como veículo de capacitação digital de docentes T25/11 – PRIORIDADE ES D. MANUEL MARTINS
Nome da Ação: “A programação em Python como veículo de capacitação digital de docentes T25/11” PRIORIDADE ES D. MANUEL MARTINS Nº total de horas: 15 horas Modalidade: Curso de Formação/ Presencial Formador: Alexandre Augusto do Reis Gomes Público-alvo: Professores dos grupos 500, 510 e 550 Objetivos: -Desenvolver competências básicas de algoritmia e programação em Python. -Promover a utilização da tecnologia, nomeadamente a linguagem de programação Python, na resolução de problemas relacionados com as áreas da matemática e das ciências; -Refletir…
Saiba mais »