
Setembro 2023
Capacitação Digital de docentes Nível 2
Modalidade: Oficina de formação / b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial Objetivos a atingir: Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das…
Saiba mais »Capacitação Digital de Docentes nível 3
Modalidade: Oficina de formação / b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial Objetivos a atingir: Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa. São objetivos específicos: - formular estratégias pedagógicas…
Saiba mais »Outubro 2023
Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula
Modalidade: Curso de formação/ e-learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Educadores de infância, Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial e do grupo 360 Objetivos a atingir: -Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas; -Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à…
Saiba mais »As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos
Modalidade: Curso de formação/ Presencial Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Educadores de infância, Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial e do grupo 360 Objetivos a atingir: -Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão; -Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade; -Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de…
Saiba mais »Avaliação Pedagógica I: Projetos de Intervenção nos domínios do ensino, aprendizagem e avaliação
Modalidade: Oficina de formação/ Presencial Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo:25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial Objetivos a atingir: - Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais; - Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e…
Saiba mais »Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário
Modalidade: Oficina/ b-learning Duração: Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo:25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Destinatários: Professores do grupo de recrutamento 500 Objetivos a atingir: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE…
Saiba mais »Estratégias Integradas e Intencionalidade Pedagógica
Modalidade: Oficina/presencial Duração Horas presenciais:25 h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e de Educação Especial Objetivos a atingir: Os formandos deverão ser capazes de: -Reequacionar o seu papel (individual e coletivo) na construção de oportunidades de aprendizagem significativas (adequadas, desafiantes e motivantes para os alunos) por referência aos objetivos da estratégia nacional da educação e contexto profissional. -Planear, desenvolver e avaliar processos de ensino…
Saiba mais »Capacitação Digital de docentes Nível 1
Modalidade: Oficina de formação / b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial Objetivos a atingir: Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (B1/B2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento das CD dos docentes,…
Saiba mais »Oficina de produção de materiais didáticos para o ensino do PLNM – 1.º e 2.º Ciclos
Modalidade: Oficina / Presencial Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores dos grupos 110, 200, 210 e 220 Objetivos a atingir: No final da formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM; (3) Identificar e interpretar o suporte legislativo; (4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais; (5) Reconhecer a…
Saiba mais »Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores
Modalidade: Oficina/ b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especiale do grupo de recrutamento 360 Objetivos a atingir: Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas; Aplicar…
Saiba mais »EFABULADORES/AS NA ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS, DO CONTEXTO ESCOLAR À COMUNIDADE
Modalidade: Curso/ Presencial Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas:25h Destinatários: professores de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário eEducação Especial Objetivos a atingir: Adotar práticas narrativas que incorporem o quotidiano da vida escolar: criação de um “canto macio” (Rizolli, 2004), emcada sala; Aplicar o Ecomapa Narrativo (Duarte, 2019), instrumento de narração oral que colabora na preparação do efabulador/a e dos textos a serem narrados; Utilizar técnicas de narração oral e saber aplicá-las…
Saiba mais »Ensino / Aprendizagem da Matemática com dispositivos móveis e a app MILAGE APRENDER +
Ensino / Aprendizagem da Matemática com dispositivos móveis e a app MILAGE APRENDER + Modalidade: Oficina/ Presencial Duração Horas presenciais:25 h Horas de trabalho autónomo:25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores dos Grupos 230 e 500 Objetivos a atingir: - Capacitar os docentes envolvidos para a utilização do MILAGE, valorizando a iniciativa e a autonomia; -Conceber atividades direcionadas para a aprendizagem, apostando na resolução autónoma de fichas de matemática; -Estimular a autonomia dos alunos na aprendizagem;…
Saiba mais »Aprendizagem Essenciais de Matemática B e Profissional para o Ensino Secundário
Modalidade: Oficina/ b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores do grupo de recrutamento 500 Objetivos a atingir: No final da formação, os professores participantes devem:- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático…
Saiba mais »Oficina de produção de materiais didáticos para o ensino do PLNM – 3.º Ciclo e Ensino Secundário
Modalidade: Oficina / Presencial Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores dos grupos 300 e 310 Objetivos a atingir: No final da formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM; (3) Identificar e interpretar o suporte legislativo; (4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais; (5) Reconhecer a importância…
Saiba mais »Metodologias ativas de sala de aula – alteração de práticas de ensino
Modalidade: Oficina de formação/ Presencial Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25 Nº de horas acreditadas: 50 Destinatários: Educadores de infância, Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial Objetivos a atingir: -Promoção da integração em aula de tecnologias digitais, em especial do telemóvel que a maioria dos alunos possui, pondo em prática a metodologia BYOD e mostrando ao aluno formas didáticas de utilização de um equipamento que normalmente apenas utiliza com…
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