DESAFIOS do CFOS
O Centro de Formação Ordem de Santiago ( CFOS) tem como missão central preparar e implementar planos anuais de formação que contribuam para a permanente qualificação dos profissionais de educação, em funções nas suas escolas/agrupamentos associados.
No presente ano letivo, o CFOS tem em aplicação o plano formativo decorrente dos Planos de Ação Estratégicos ( PAEs) definidos pelas suas escolas associadas, perseguindo os vetores chave do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar ( PNPSE). As diversas ações inscritas em plano, foram estrategicamente escolhidas, nas temáticas e públicos alvo, a partir das medidas de ação priorizadas pelas Direções das escolas, para o biénio 2016/17 e 2017/18.
Numa apresentação global do plano em execução, encontramos quatro grandes linhas de ação :
As didáticas de diversas áreas disciplinares, trabalhando-se materiais, estratégias e metodologias a serem usadas/aplicadas com os alunos em sala de aula.
A análise e gestão dos diversos ambientes de aprendizagem, colocando-se em foco os valores de uma escola inclusiva, trabalhando-se estratégias de diferenciação pedagógica que permitam a criação e disponibilização de respostas adequadas aos diversos públicos alvo em presença na escola, no objetivo de um pleno sucesso educativo, para todos os alunos.
A centralidade do trabalho colaborativo entre todos os profissionais de educação com a especial relevância do trabalho pedagógico dos/as professores/as, promovendo ambientes de partilha de saberes nos campos técnico, científico e pedagógico, visualizando a construção permanente de uma organização-escola aprendente.
O desenvolvimento e atualização de competências técnico-científicas em diversas áreas do conhecimento, integradas nos atuais programas dos currículos dos diferentes ciclos de ensino, bem como nas orientações curriculares do pré-escolar.
Nos objetivos do plano em execução, pretende-se garantir o acesso a 1100 educadores/as e professores/as, abrangendo todos os grupos de recrutamento, aplicando-se prioritariamente a modalidade formativa de oficina, promovendo uma articulação permanente entre a formação e as práticas profissionais. Desta forma, a formação apresenta-se como factor de promoção e ajuda à melhoria das práticas profissionais e qualidade das aprendizagens dos alunos das suas escolas associadas e não como elemento burocrático-administrativo de cumprimento instrumental de requisitos de carreira, ou outros.
Neste quadro, o CFOS tem um novo processo de acompanhamento e monitorização, recolhendo informação que permita ir analisando os pontos fortes e menos fortes do plano em execução, para o qual solicito e agradeço a vossa inteira colaboração, indispensável para uma posterior análise e consequente proposta de planos de melhoria.
Em nome de todo o CFOS manifesto a nossa inteira disponibilidade, para a resolução das questões que possam derivar da vossa participação nas ações em execução.
Setúbal, janeiro de 2018
O Diretor do CFOS
António Canhão