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Comunidades de prática na transição digital
23 Maio
Modalidade: Círculo de Estudos / Presencial
Duração
Horas presenciais: 30h
Horas de trabalho autónomo: 15h
Nº de horas acreditadas: 45h
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Objetivos a atingir:
Os efeitos a produzir pelo círculo de estudos ao nível das mudanças de práticas tanto a nível individual como coletivo, são:
-Aplicação do conceito de comunidade de práticas nos seus contextos de trabalho;
-Desenvolvimento de competências de colaboração e participação ativa;
-Aumento das partilhas de conhecimentos e práticas para o desenvolvimento de soluções colaborativas;
-Criação de um clima de envolvimento positivo e maior motivação na prática profissional;
-Mais oportunidades de colaboração interdisciplinar em torno de temas comuns;
-Melhoria na resolução de problemas relacionados com as suas práticas de forma coletiva e inovadora;
-Fortalecimento das redes profissionais entre colegas que partilham interesses e desafios similares.
No final do círculo de estudos, e em função das mudanças de práticas, pretendemos que esteja criada de forma sustentável uma comunidade de prática de AE/EnA do CFOS em torno do desenvolvimento dos PADDE.
Conteúdos da ação
Introdução às Comunidades de Prática:
– Definição de comunidades de prática
– Princípios e teorias fundamentais
– Benefícios e valor das comunidades de prática
– Identificação de membros e papéis
– Construção de identidade coletiva
– Promover a confiança e colaboração
Projetar uma Comunidade de Prática:
– Definição de objetivos e propósito
– Estrutura e governança
– Escolha das ferramentas de colaboração
Facilitar a Participação Ativa:
– Estimulando a contribuição dos membros
– Envolvimento e motivação
– Resolução de conflitos e desafios
Medir o Sucesso das Comunidades de Prática:
– Indicadores de desempenho –
Avaliação de impacto e valor agregado
– Melhoria contínua e aprendizagem organizacional
Estudos de Caso: Comunidades de Prática em Ação:
– Exemplos de comunidades de prática em diferentes setores
– Análise dos casos de sucesso
– Lições aprendidas e boas práticas
Desafios e Oportunidades nas Comunidades de Prática:
– Barreiras à participação e colaboração
– Diversidade e inclusão nas comunidades de prática
– Uso de tecnologia e plataformas digitais
Criar uma Comunidade de Prática:
– Passos para iniciar uma comunidade de prática
– Planejamento e implementação – Acompanhamento e avaliação
Comunidades de prática na transição digital T24/95 | Todos | Eduarda Ferreira | Quinta-feira | 18:00 às 22:00 | 23/05/2024 a 05/12/2024 | Cículo de Estudos/ Presencial | 45 | Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial | A definir |