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Comunicação Positiva e Prevenção de Conflitos T25/25

Comunicação Positiva e Prevenção de Conflitos T25/25
Nº total de horas: 25 horas
Modalidade: Curso de Formação / e-learning
Formador: José Miguel Oliveira
Público-alvo: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial
Progressão na carreira: Releva para o art. 8º
Numa época de grande tensão geral e em particular em redor da escola e do ensino, como a que vivemos, torna-se ainda mais necessário preparar e apetrechar os professores para um relacionamento interpessoal mais eficaz, fornecendo-lhes ferramentas para melhor gerirem a relação pedagógica, prevenirem situações de conflito e de tensão desnecessária e promoverem um clima relacional mais positivo com os diferentes actores do contexto educativo.
Ferramentas de trabalho como a escuta-activa, a resposta empática ou a assertividade assumem-se como cruciais em qualquer contexto (pela possibilidade de diminuir a tensão e agressividade nas relações) e muito em particular no contexto educativo. Torna-se por demais evidente a necessidade de ajudar os docentes a reflectir sobre as suas próprias práticas e modos de comunicar/relacionar-se, no sentido de identificar formas alternativas e mais eficazes que lhes permitam desempenhar as suas funções de um modo mais tranquilo, mais produtivo e gerador de maior satisfação. Ferramentas estas que serão tão mais eficazes quanto maior for a colaboração e cooperação entre os docentes, numa lógica de trabalho em equipa e de sintonia de intervenção.
Objetivos:
- Adquirir, treinar e reforçar as competências comportamentais que asseguram um melhor desempenho das funções de docência e promovem um clima de trabalho positivo no seio da escola, essencialmente ao nível da comunicação eficaz e da prevenção e gestão de conflitos – quer no relacionamento interpares quer na relação pedagógica e gestão da sala de aula;
- Treinar e reforçar a comunicação assertiva, a capacidade de escuta activa e a resposta empática, com vista a uma melhor gestão das relações interpessoais em contexto educativo;
- Identificar estratégias pedagógicas para o desenvolvimento destas competências relacionais nos alunos;
- Utilizar as técnicas de assertividade para promover um clima de trabalho produtivo, definir regras de relacionamento interpessoal positivo na sala de aula, prevenir a indisciplina e lidar com situações difíceis.
- Dotar os participantes de um corpo de conhecimentos que lhes permita, por um lado, reconhecer o conflito como parte integrante do desenvolvimento dinâmico da pessoa e do grupo onde se insere e, por outro, de técnicas e estratégias de actuação diversificadas face ao conflito em contexto escolar.
Local: Online
Cronograma:
- 21/05/2025 – 18:00 às 21:30
- 28/05/2025 – 18:00 às 21:00
- 04/06/2025 – 18:00 às 21:00
- 11/06/2025 – 18:00 às 21:00
- 18/06/2025 – 18:00 às 21:00
- 25/06/2025 – 18:00 às 21:00
- 02/07/2025 – 18:30 às 21:30
- 16/07/2025 – 18:00 às 21:30
Prioridades:
- • Professores do quadro em exercício de funções nas escolas associadas do CFAE-Ordem de Santiago, por indicação das Direções;
- • Professores do quadro em exercício de funções nas escolas associadas do CFAE-Ordem de Santiago, por ordem de inscrição;
- • Professores contratados em exercício de funções nas escolas associadas do CFAE-Ordem de Santiago, por ordem de inscrição;
- • Professores do quadro em exercício de funções noutras escolas públicas, por ordem de inscrição;
- • Professores contratados em exercício de funções noutras escolas públicas, por ordem de inscrição;
- • Professores em exercício de funções em escolas privadas com protocolo de colaboração com o CFAE-Ordem de Santiago, por ordem de inscrição.
