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Metodologias ativas de sala de aula – alteração de práticas de ensino
3 Junho -9:00 - 12:30

Modalidade: Oficina de formação/ Presencial
Duração
Horas presenciais: 25h
Horas de trabalho autónomo: 25
Nº de horas acreditadas: 50
Destinatários: Educadores de infância, Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial
Objetivos a atingir:
-Promoção da integração em aula de tecnologias digitais, em especial do telemóvel que a maioria dos alunos possui, pondo em prática a metodologia BYOD e mostrando ao aluno formas didáticas de utilização de um equipamento que normalmente apenas utiliza com objetivos recreativos. O professor tem aqui um papel fundamental enquanto regulador das aprendizagens e da informação que pode e deve ser processada. Deixa de haver um caminho único para chegar ao desenvolvimento de conhecimentos e competências dos referenciais, mas uma multiplicidade de caminhos, escolhidos e delineados pelos alunos, tendo em vista os seus interesses e vivências.
-A formação que estimule a reorganização dos espaços de forma a torna-los mais versáteis, alteráveis de acordo com os objetivos e as diversas tarefas da aula, permite uma maior de interação professor-aluno e aluno-aluno, possibilitando aulas mais intensas e dinâmicas, estimulando a participação de todos os alunos e permitindo uma assistência mais eficaz do professor aos alunos.
Conteúdos da ação
A ação decorre na modalidade de oficina de formação. Entre cada sessão os formandos
experimentam as ferramentas e aplicações introduzidas, sendo solicitado ao formando que até à sessão seguinte, elabore um exemplo da utilização da aplicação/ ferramenta digital introduzida, bem como uma reflexão sobre a aplicação da mesma, devendo concluir se deve ou não voltar a aplicar a mesma aplicação para consolidar o seu conhecimento acerca da reação dos alunos. Deve ainda, tanto quanto possível, envolver os restantes colegas do seu grupo de trabalho da escola a que pertence, estimulando-os a aplicarem a mesma ferramenta, e pedindo a sua opinião acerca da sua reação e a reação dos respetivos alunos.
Com estes dados, a reflexão torna-se mais rica e pode ajudar a melhorar a aplicação da metodologia aplicada em ciclos sub-sequentes.
Ao longo da oficina de formação serão abordados diversos temas, nomeadamente:
-Conceções alternativas;
-Ensino por resolução de problemas;
-Serão abordados exemplos práticos e solicitado que os formandos identifiquem diversos casos destes diferentes conceitos de modo a poderem diversificar as metodologias em sala de aula e estimular o rearranjo dos espaços de aprendizagem serão introduzidas diversas aplicações e ferramentas digitais para utilização em sala de aula como por exemplo:
FlipGrid, Forms, Mentimeter, Kahoot, TED Lessons, ZipGrade, Padlet, Plickers, PHET, Google
Earth, etc. O funcionamento de cada aplicação e a contextualização da sua utilização em sala de aula permitirá a experimentação da mesma em sala de aula e o convite a que outros colegas da sua escola possam experimentar a utilização, nomeadamente com os respetivos alunos seguindo-se uma reflexão sobre os resultados e os efeitos que a aplicação teve sobre o aluno e sobre as suas aprendizagens.
A Prática Pedagógica, tendo em atenção a aplicação das competências desenvolvidas ao longo da Oficina têm uma grande importância para a consolidação dos conhecimentos adquiridos e a
verdadeira alteração de práticas de sala de aula, com a reflexão sobre os efeitos que estes tiveram sobre as aprendizagens dos alunos. Por outro lado, é importante que cada professor tente trabalhar em rede dentro da sua escola, tentando que o conhecimento e as competências desenvolvidas sejam multiplicados e aplicados em sala de aula por outros professores da mesma escola ou agrupamento. No final da Oficina os professores participantes serão envolvidos numa História de Aprendizagem baseada nos modelos desenvolvidos pelo projeto iTEQ e pela European Schoolnet, que se adaptam perfeitamente às metodologias dos domínios de autonomia curricular (DAC). Serão estimulados para a sua aplicação nas suas escolas e/ou agrupamentos, envolvendo diversas disciplinas e diversos professores.
Metodologias Ativas de sala de aula – alteração de práticas de ensino T23/24 | Sesimbra e Azeitão | Carlos Cunha | Sábado | 09:00-12:30 | 03/06/2023 – a definir | Oficina/Presencial | 25+25 | Educadores de infância, Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial | Agrupamento Escolas Lima de Freitas |