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Mediação de Conflitos em contexto escolar: propostas de prevenção

Programa Nacional da Promoção da Sucesso Escolar
Formadora: Renata Benavente
Local: Escola Secundária de Palmela
Duração: 25h
Datas: de 15/02/2018 a Março de 2018
Público Alvo: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Objectivos:
Os processos de aprendizagem em Educação e Formação levam a que se criem objetivos concretos a atingir no âmbito do curso de formação proposto:
a) Desenvolver uma nova abordagem ao conflito;
b) Promover o interesse dos alunos pelas questões do respeito pela diversidade, da paz e da não-violência;
c) Promover competências práticas de gestão de conflitos;
d) Promover uma comunicação mais aberta e melhorar relacionamentos;
e) Desenvolver competências práticas de comunicação e gestão de emoções;
f) Perceber a mediação como estratégia de intervenção precoce sobre fenómenos de indisciplina e violência na escola;
g) Criar um ambiente mais produtivo para o ensino;
h) Favorecer a partilha de experiências, bem como a reflexão sobre a intervenção nesta área.
Conteúdos:
1. Apresentação da acção de formação; apresentação dos formandos; apresentação das atividades propostas, normas de avaliação da acção; objetivos da ação.1h
2. Definições de conflito. As raízes do conflito. Respostas habituais ao conflito. Novas formas de entender o conflito. Uma visão sistémica. A negociação e a colaboração. Princípios da Mediação de Conflitos. 5h
3. As regras na aula e na escola. A indisciplina na aula, nas relações entre pares e na relação professor-aluno. 4h
4. O que é comunicar? A importância da comunicação nas relações interpessoais e na escola. Comunicação verbal e não verbal. A escuta ativa. Comunicar para motivar. Estratégias de motivação. Metáforas. Como dar feedback. 5h
5. Identificação de emoções vs sentimentos. Inteligência emocional e gestão de emoções. Treino de competências e gestão das emoções. 4h
6. Perspetivas de trabalho em Mediação de Conflitos com crianças e famílias. Abordagem por casos e orientação para um projeto de intervenção pelos formandos em modelo de discussão aberta e orientação para a ação. 5h
7. Avaliação dos trabalhos realizados. Avaliação do cumprimento dos objetivos da ação de formação. Avaliação da formação. 1h
Cronograma:
15/02/2018
17/02/2018
24/02/2018
03/03/2018
06/03/2018
13/03/2018
17/03/2018
Data Final de Inscrição: 23/01/2018