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Flexibilização e Integração Curricular (Agr. Sebastião da Gama)
15 Outubro, 2018 -18:30 - 21:30
Programa Nacional da Promoção da Sucesso Escolar
Formadora: António Pedro Duarte
Local: Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
Duração: 25h presenciais e 25h de trabalho autónomo
Cronograma:
15/10/2018 das 18:30h às 21:30h
22/10/2018 das 18:30h às 21:30h
27/10/2018 das 09:30h às 12:30h
29/10/2018 das 18:30h às 21:30h
05/11/2018 das 18:30h às 21:30h
17/11/2018 das 09:30h às 12:30h
22/11/2018 das 18:30h às 21:30h
26/11/2018 das 18:30h às 22:30h
Público Alvo: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Objetivos:
No final da oficina de formação pretende-se que os formandos sejam capazes de:
• Conhecer as novas medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional;
• Identificar os princípios orientadores para as práticas integradas de gestão flexível do currículo;
• Compreender os fundamentos e metodologias associadas à aprendizagem baseada em projetos;
• Abordar os conteúdos da área do saber com base em situações e problemas;
• Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo nas unidades organizacionais (nomeadamente no Conselho Pedagógico e no Conselho de Turma) que favoreçam a gestão flexível do currículo, integrando práticas de ensino-aprendizagem centradas no aluno;
• Conceber, concretizar (em espaços de aprendizagem, nomeadamente na sala de aula), avaliar e reformular projetos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, tendo em conta a diversidade dos alunos e seus contextos, as áreas do saber e os recursos existentes, considerando e integrando diversas práticas, atividades e tarefas, de modo a:
o Proporcionar experiências de aprendizagem diversas e adequadas a todos e a cada aluno;
o Promover aprendizagens através de trabalho de natureza diversa (da disciplinaridade à transdisciplinaridade), com recurso, nomeadamente, à metodologia por projeto;
o Promover iniciativas cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes;
o Desenvolver uma avaliação para a aprendizagem diversificando métodos e instrumentos, envolvendo os alunos no processo de avaliação, numa lógica de autorregulação.
Conteúdos:
• Medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional;
• Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo:
o Flexibilização pedagógica e curricular;
o Trabalho colaborativo entre professores e cooperativo entre alunos;
o Trabalho de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar;
o Dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, nas diferentes áreas disciplinares (resolução de problemas, trabalho por projetos, entre outras);
• Conceção e monitorização de projetos num trabalho de natureza colaborativa:
o Identificação de ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação;
o Identificação de potencialidades, desafios e estratégias no âmbito do trabalho cooperativo entre alunos;
• Coordenação de projetos e reflexão sobre dificuldades emergentes e estratégias para as ultrapassar.
• Métodos e técnicas de e para a avaliação das aprendizagens no contexto do trabalho colaborativo.
Data Final de Inscrição: