
- Este evento já decorreu.
Diferenciação Pedagógica e Trabalho Colaborativo

Programa Nacional da Promoção da Sucesso Escolar
Formadoras: Gina Lemos e Ana F. Moura
Local: Escola Secundária de Palmela
Duração: 25h Presenciais + 25h de Trabalho Autónomo
Datas: de 17/02/2018 a 19/05/2018
Público Alvo: Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Objectivos:
No final da oficina, o/a formando/a será capaz de:
- (Re)conhecer e refletir criticamente sobre as suas atuais práticas pedagógicas;
- Delinear um plano de melhoria contínua de práticas pedagógicas, com base no conhecimento matricial sobre os conceitos, os princípios e as práticas promotoras de um sistema educativo orientado para a qualidade e equidade, designada ente no âmbito da diferenciação pedagógica e do trabalho colaborativo.
Conteúdos:
I- Clarificar o conceito e as ideias preconcebidas de Diferenciação Pedagógica
O que não é diferenciação Pedagógica (DP):
DP não é “ensino individualizado
DP não é caótica
DP não é outra forma de conseguir grupos homogénios
DP não é “ajustar um mesmo tamanho de roupa”
II- Descrever os princípios da DP:
DP é mais qualitativo que quantitativo
DP as suas origens no processo de avaliação
DP centra-se no aluno
DP providencia múltiplas abordagens ao conteúdo, ao process, e ao produto
III- Relacionar a Diferenciação Pedagógica e o Trabalho Colaborativo
Clarificar o conceito de Trabalho Colaborativo (TC) e as conffusões terminológicas
Descrever os principíos do TC
O TC no âmbito da DP: Ferramentas para uma sala de aula e uma aprendizagem colaborativa.
IV- Repensar as práticas pedagógicas
Estratégias para diferenciar o conteúdo
Estratégias que apoiam a diferenciação de processos
Linhas de orientação para produtos bem-sucedidos
Cronograma:
17/02/2018 (09h/13h)
24/02/2018 (09h/13h)
10/03/2018 (09h/13h)
05/05/2018 (09h/13h)
12/05/2018 (09h/13h)
19/05/2018 (09h/13h)
Data Limite de Inscrição: 23/01/2018