
- Este evento já decorreu.
Avaliação nos Ensinos básico e Secundário: Como Avaliar para o Processo Educativo?
Programa Nacional da Promoção da Sucesso Escolar
Formadora: Carolina Pereira
Local:
Duração: 25h + 25h
Datas:
Público Alvo: Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação especial
Objectivos:
Com esta oficina de formação, pretende-se que os formandos sejam capazes de:
• Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da avaliação;
• Consolidar conhecimento sobre as diferentes modalidades de avaliação;
• Refletir sobre a relevância da avaliação formativa enquanto processo facilitador da regulação do ensino e das aprendizagens;
• Reconhecer o caráter contínuo e sistemático dos processos da avaliação formativa;
• Aprofundar os conhecimentos sobre métodos, técnicas e instrumentos de recolha, análise e comunicação de informação;
• Experimentar, analisar e refletir sobre a adequação desses recursos ao contexto educativo específico;
• Produzir, testar e ajustar recursos análogos adaptados ao contexto educativo específico;
• Criar um espaço de partilha/reflexão sobre a aplicação prática desses recursos e na construção dos critérios de avaliação e de classificação;
• Construir processos de avaliação das aprendizagens no âmbito do plano de turma;
• Contribuir para a melhoria da qualidade da prática pedagógica dos docentes no âmbito da avaliação;
• Melhorar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.
Conteúdos:
1. Definição, finalidades e princípios da avaliação (2h)
2. A avaliação centrada nas aprendizagens dos alunos: Por que se avalia? O que se avalia? Quem avalia? Como se avalia? Quando se avalia? (2h)
3. Modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa, sumativa (2h)
4. Estratégias de avaliação, critérios de avaliação e de classificação (4h)
5. Avaliação formativa: processos, estratégias, frequência e intervenientes (4h)
6. Métodos, técnicas e instrumentos de avaliação formativa (4h)
7. Planificar, registar, analisar e ajustar as práticas (3h)
8. Conceção, experimentação e reflexão, em contexto, de processos de avaliação formativa (4h)