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Aprendizagem Ativa com Recurso às TIC

Programa Nacional da Promoção da Sucesso Escolar
Formadoras: Helena Capela ; Ana Costa
Local: Escola Secundária de Palmela
Duração: 15h + 15h
Datas: de 29/01/2018 a 05/03/2018
Público Alvo: Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial
Objectivos:
Pretende-se que no final desta oficina de formação os professores sejam capazes de:
1. Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, centradas no aluno, no contexto atual de ensino e de aprendizagem;
2. Compreender e aplicar nas suas salas de aula os princípios de aprendizagem ativa;
3. Reconhecer os benefícios e os desafios das abordagens de aprendizagem ativa em contexto escolar;
4. Conhecer métodos e estratégias para a integração de abordagens de aprendizagem ativa em sala de aula e utilizá-los nas suas aulas;
5. Conhecer exemplos de cenários, histórias e atividades inovadoras de aprendizagem presentes nos projetos de inovação pedagógica promovidos e coordenados pela European Schoolnet (EUN), úteis para o desenvolvimento de práticas de aprendizagem ativa em sala de aula e procurar manter-se atualizado;
6. Conhecer atividades de aprendizagem ativa inspiradas nas 6 zonas do projeto Future Classroom Lab (“interagir”, “apresentar”, “investigar”, “colaborar”, “desenvolver”, “criar”);
7. Experimentar tecnologias e recursos digitais passíveis de apoiar atividades de aprendizagem ativa;
8. Organizar e implementar atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula com os alunos, por exemplo atividades para fomentar a interação professor-alunos, atividades para a aprendizagem cooperativa e aprendizagem colaborativa (para o trabalho a pares ou em pequenos grupos), atividades de avaliação formativa (para dar e receber feedback), atividades de trabalho de projeto;
9. Refletir de forma crítica sobre a aplicação destas práticas pedagógicas, centradas no aluno, em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos;
10. Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo na escola que favoreçam a partilha de práticas pedagógicas promotoras da integração da filosofia da aprendizagem ativa nas práticas da sala de aula e/ou na escola.
Conteúdos:
Os conteúdos do curso de formação encontram-se organizados em 3 módulos:
Módulo 1: Aprendizagem ativa (5 horas)
No Módulo 1 serão abordados os seguintes conteúdos:
− Conceito de aprendizagem ativa.
− Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno. Discussão e debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva.
− Principais benefícios da pedagogia de aprendizagem ativa.
Atividades/Tarefas:
– Apresentação dos participantes – formandos/formadores.
– Apresentação da oficina e entrada nos sistemas tecnológicos de suporte à oficina de formação.
– Discussão e debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva.
– Reflexão conjunta sobre os principais benefícios da aprendizagem.
Módulo 2: Estratégias de aprendizagem ativa (5 horas)
No Módulo 2 serão abordados os seguintes conteúdos:
− Métodos e estratégias de aprendizagem ativa.
− Desafios das abordagens de aprendizagem ativa e formas de os ultrapassar.
− Exemplos práticos de aprendizagem ativa.
Atividades/Tarefas:
– Experimentar estratégias de aprendizagem ativa.
– Análise SWOT das estratégias experimentadas.
– Reflexão e discussão sobre os principais desafios da aprendizagem ativa e possíveis caminhos para os ultrapassar.
Módulo 3: Organização de atividades de aprendizagem ativa para a sala de aula (5 horas)
− No Módulo 3 serão abordados os seguintes conteúdos:
− Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula com os alunos.
− Experimentação em contexto de uma atividade de aprendizagem ativa no contexto de sala de aula.
− Reflexão crítica sobre a experimentação realizada relativamente à aprendizagem dos alunos e desenvolvimento das suas competências.
− Reflexão final sobre a ação de formação.
Atividades/Tarefas:
– Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula com os alunos.
– Experimentação em contexto de uma atividade de aprendizagem ativa no contexto de sala de aula.
– Apresentação e partilha final da atividade implementada.
– Reflexão crítica, individual, sobre o impacto da implementação desenvolvida.
– Avaliação da ação de formação.
Cronograma:
29/01/2018
05/02/2018
26/02/2018
19/02/2018
12/03/2018
*Todas as sessões decorrem entre as 18:30h e as 21:30h
Data Final de Inscrição: 23/01/2018