- Este evento já decorreu.
A Biblioteca Escolar e a transversalidade do currículo: a leitura e a escrita nos Modelos Híbridos de Educação
3 Maio, 2022 -14:30 - 17:30
DESIGNAÇÃO: A Biblioteca Escolar e a transversalidade do currículo: a leitura e a escrita nos Modelos Híbridos de Educação
Público-alvo: Professores Bibliotecários do concelho de Setúbal
Sendo a leitura e a escrita transversais ao currículo, como poderá a biblioteca escolar, em articulação com a sala de aula, desenvolver práticas inovadoras, através da aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, recorrendo aos Modelos Híbridos e articulando com os objetivos explanados no documento orientador Ler+ com a Escola 21/23?
A resposta a esta questão consubstancia-se no trabalho colaborativo entre docentes e a Biblioteca Escolar através do uso dos seus recursos materiais e virtuais, assim como na reinvenção da sala de aula cuja conceção ultrapassa o seu espaço tradicional. A utilização dos Modelos Híbridos de Educação permite, tanto à Biblioteca Escolar como à sala de aula, uma abertura para novos espaços, novos ambientes, novas metodologias e estratégias que nos posicionam na Educação Híbrida. Pretende-se, pois, que os Professores Bibliotecários do concelho de Setúbal se apropriem destes documentos e operacionalizem o seu uso, posicionando-se na Era da Educação Híbrida, sem perder o foco conceptual da importância da leitura e da escrita, aliada ao trabalho colaborativo.
Metodologia:
Esta ação será em regime presencial, contando com a duração de 3 horas.
Numa primeira etapa, será realizada a apresentação conceptual dos documentos estruturantes (Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar; Escolas a Ler + 21/23; Modelos Híbridos de Educação e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória).
Seguidamente, serão apresentados os pontos de interseção entre os vários referenciais, procurando demonstrar a complementaridade destes documentos, como promotores do desenvolvimento de competências transversais dos alunos, no âmbito da leitura e da escrita, de modo a chegarmos à meta estabelecida: planificar atividades onde estejam presentes os princípios destes documentos na Era da Educação Híbrida.
Estão previstos momentos de reflexão e partilha, durante os quais os formadores terão um papel impulsionador para a articulação BE/sala de aula.
Ao longo da sessão, serão apresentadas algumas planificações, como exemplos motivadores da mudança de práticas, passíveis de aplicação nas futuras planificações conjuntas, entre professores bibliotecários e docentes.
Objetivos:
– Fomentar a reflexão sobre o papel da leitura e da escrita como domínios transversais ao currículo;
– Reconhecer a importância da compreensão e interseção dos documentos estruturantes desta formação;
– Promover o trabalho articulado e colaborativo entre a Biblioteca Escolar e a sala de aula;
– Impulsionar a planificação de atividades de leitura e escrita através do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e dos Modelos Híbridos de Educação.
CONTEÚDOS:
– Apresentação dos documentos orientadores (Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar; Escolas + 21/23; Modelos Híbridos de Educação; Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória);
– Papel colaborativo BE/sala de aula;
– Elementos de ligação entre os documentos apresentados e reflexão conjunta dos formandos sobre os mesmos;
– Apresentação de planificações com recurso aos Modelos Híbridos de Educação.
Cronograma:
Dia 3 de maio de 2022 | Das 14:30 às 17:30:
Duração: 3 horas Local de realização: Auditório da Escola Básica Luísa Todi – Setúbal
Programa:
14:30 | Apresentação da ação
14:45 | Apresentação dos documentos estruturantes da ação
15:15 | Leitura e Escrita: pontos comuns nos documentos estruturantes da ação
16:00 | Reflexão conjunta com grupo de formandos
16:30 | Apresentação da metodologia de planificação de atividades e apresentação de planificações já realizadas
17:00 | Reflexão conjunta com grupo de formandos
17:20 | Preenchimento da avaliação da ação