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Que escola a tempo inteiro as nossas Crianças precisam?! – Palmela
15 Julho, 2024 -9:00 - 17:00
Nome da Ação: “Que escola a tempo inteiro as nossas Crianças precisam?!”
Nº total de horas: 6 horas
Formador: Vários Oradores Convidados
Público-alvo: Pessoal Docente e não Docente do Ensino Pré-Escolar; Ensino Básico e Secundário do Ensino Público, Particular e cooperativo.
Temos o prazer de anunciar a realização da conferência “Que Escola a Tempo Inteiro as Nossas Crianças Precisam?”, que ocorrerá dia 15 de julho de 2024 no Cine-teatro S. João em Palmela. Este evento visa abordar uma temática fundamental para a vida das famílias e das crianças, focando-se na criação de momentos de aprendizagem diferenciadores e alinhados com as perspetivas educativas de cada agrupamento escolar.
O seminário contará com a participação de prestigiados especialistas que trarão diferentes perspetivas sobre como podemos melhorar o modelo de escola a tempo inteiro, tornando-o mais rico e adaptado às necessidades das crianças.
Entre os nossos oradores convidados estão:
Alfredo Leite:
Com 20 anos de experiência em formação, Alfredo Leite é uma referência em psicologia educacional e desenvolvimento de competências socio emocionais. É reconhecido pelo seu entusiasmo, sentido prático e sentido de humor. Apaixonado pela Psicologia Positiva, dedica-se a promover um ambiente educativo mais inclusivo e estimulante, sendo o seu trabalho é caracterizado pela aplicação prática de teorias psicológicas e pela capacidade de envolver os participantes de forma dinâmica e inspiradora.
Frederico Lopes:
Frederico Lopes é doutorado em Motricidade Humana, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É professor de Desenvolvimento Motor na Faculdade de Motricidade Humana e investigador nas áreas do Jogo e Desenvolvimento Infantil, Psicologia Ambiental e Sociologia de Infância. Desempenha também funções de consultor e dinamizador de oficinas participativas para a criação de espaços de jogo e de recreio. É professor convidado pelo ISPA na lecionação de Ludicidade e Cultura em Educação, no âmbito do Mestrado em Educação do Pré-Escolar. É cofundador, vogal da Direção e Brinconauta do “1,2,3, Macaquinho do Xinês”, uma associação sem fins lucrativos, cuja missão é a defesa e a promoção de espaços e oportunidades para as crianças brincarem livremente nos diferentes contextos do seu quotidiano. Enquanto membro desta associação, faz parte do Brincapé, um consórcio formado com a APSI, que tem vindo a realizar intervenções em diferentes bairros e zonas históricas da cidade Lisboa, com o objectivo de criar novas oportunidades para as crianças brincarem na rua e ocuparem com mais autonomia o espaço público . É membro fundador do rede portuguesa da International Play Association (IPA Portugal) e representante português na International Play Association (IPA). Reside em Lisboa e é um ativista na sua comunidade e bairro, na promoção de práticas diárias de incentivo à autonomia, mobilidade ativa e apropriação do espaço público por parte de crianças e de suas famílias. É marido e pai, gosta de brincar e de passar tempo em família e com amigos, usufruir dos espaços verdes, ouvir programas de rádio sobre música, ler, e de escrever canções, cantar e tocar guitarra.
Neuza Pedro:
Neuza Pedro é uma especialista em TIC e Educação, com um doutoramento na área, e é atualmente Professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A sua investigação centra-se no desenvolvimento profissional de professores com foco nas TIC, e-learning, novas teorias de aprendizagem e métodos de investigação em educação. Desde agosto de 2022, coordena o Programa de Doutoramento em TIC na Educação, onde lidera projetos inovadores que visam integrar tecnologias digitais no processo educativo. Coordena, desde setembro de 2014, o Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais. Este programa tem como objetivo preparar educadores para os desafios do ensino digital, promovendo práticas pedagógicas inovadoras e eficazes. Ao longo de quase uma década, Neuza Pedro tem contribuído significativamente para a formação de uma nova geração de educadores que utilizam as tecnologias digitais para enriquecer o ambiente de aprendizagem.
Sílvia Couvaneiro:
Sílvia Roda Couvaneiro é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Professora Auxiliar Convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, tendo colaborado anteriormente com a Universidade de Évora e Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada. Fez Mestrado e Doutoramento em Educação, na especialidade de Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação. Dá formação em diversos centros de formação e tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais. A sua formação de base é em Línguas e Literaturas Modernas – Inglês e Alemão.
Este evento será uma oportunidade única para refletirmos sobre o papel da Escola a Tempo Inteiro e para partilharmos boas práticas que contribuam para um ambiente educativo mais inclusivo e enriquecedor. Junte-se a nós neste importante debate e ajude-nos a construir uma escola melhor para todas as crianças.
Certificado como Ação de Curta Duração pelo CFOS, para Pessoal Docente e não Docente do Ensino Pré-Escolar; Ensino Básico e Secundário do Ensino Público, Particular e cooperativo, tendo em conta que a formação contínua de pessoal docente e não docente é essencial para garantir uma resposta educativa de qualidade, adaptada às necessidades atuais das crianças. A conferência “Que escola a tempo inteiro as nossas crianças precisam?” visa abordar a importância de um ambiente escolar que responda integralmente às necessidades educativas, sociais e emocionais dos alunos. A relação direta com o exercício profissional está evidenciada na necessidade de capacitar os profissionais para entender e implementar estratégias que promovam uma educação holística e inclusiva, onde todos os intervenientes na comunidade escolar têm um papel crucial. Esta formação permitirá aos participantes desenvolver competências nas áreas de educação geral e organização educativa, bem como em liderança, coordenação e supervisão pedagógica, contribuindo para a criação de ambientes escolares mais eficazes e acolhedores.
Esta Ação tem como objetivos:
- Capacitar os profissionais para compreenderem as necessidades de uma escola a tempo inteiro e a sua importância no desenvolvimento integral das crianças;
- Desenvolver competências na organização e gestão de atividades que promovam o bem-estar e o sucesso educativo dos alunos;
- Promover práticas educativas inclusivas que atendam às necessidades de todos os alunos, assegurando um ambiente escolar acolhedor e estimulante;
- Melhorar as competências de liderança, coordenação e supervisão pedagógica dos profissionais, de modo a aumentar a eficiência e a eficácia das práticas educativas nas escolas;
- Incentivar a reflexão crítica sobre as práticas educativas e a sua adequação às necessidades das crianças, promovendo uma educação de qualidade que contribua para o desenvolvimento integral dos alunos.
A conferência é uma organização conjunta dos agrupamentos de escolas do concelho de Palmela com o apoio do Centro de Formação Ordem de Santiago, a Câmara Municipal de Palmela e a EDUGEP.
Local: Cine-Teatro S. João (Palmela)
15 de Julho |
08h30 às 13h00 e 15:00 às 17:00 |
PROGRAMA:
8.30 Receção e acreditação
9.00 Momento musical – Conservatório Regional de Palmela
9.15 sessão de abertura
9.45 Sílvia Couvaneiro – Competência Digital na ETI: Preparar cidadãos para um mundo com Inteligência Artificial
10.45 Intervalo
11.15 Alfredo Leite – SEI: Sistema de Educação Integral
12.30 Almoço
14.00 Momento musical – Conservatório Regional de Palmela
14.15 Neuza Pedro – O bem-estar em contexto escolar como (nova) agenda: enfoque no espaço, no tempo e nas ferramentas
15.30 Intervalo
16.00 Frederico Lopes – Brincar a tempo inteiro: uma (im)possibilidade!
17.30 Momento musical – Conservatório Regional de Palmela
17.45 Sessão de Encerramento
*Por motivo de doença prolongada o Prof. Carlos Neto não irá participar, sendo substituído pelo seu colega Professor Frederico Lopes.
* Professores do quadro em exercício de funções nas escolas associadas do CFAE-Ordem de Santiago, por indicação das Direções;
* Professores do quadro em exercício de funções nas escolas associadas do CFAE-Ordem de Santiago, por ordem de inscrição;
* Professores contratados em exercício de funções nas escolas associadas do CFAE-Ordem de Santiago, por ordem de inscrição;
* Professores do quadro em exercício de funções noutras escolas públicas, por ordem de inscrição;
* Professores contratados em exercício de funções noutras escolas públicas, por ordem de inscrição;
* Professores em exercício de funções em escolas privadas com protocolo de colaboração com o CFAE-Ordem de Santiago, por ordem de inscrição.