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MOTIVAR OS ALUNOS: O PROFESSOR LÍDER E GESTOR DA SALA DE AULA
8 Outubro
Modalidade: Curso de formação/ b-learning
Duração
Horas presenciais: 25h
Nº de horas acreditadas: 25h
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Objetivos a atingir:
– Adquirir, treinar e reforçar as competências que asseguram um melhor desempenho das funções de docência e promovem um clima de trabalho positivo no seio da escola (eliminando tensões desnecessárias e consumidoras de energia), essencialmente ao nível da relação pedagógica e da gestão da sala de aula;
– Treinar e reforçar as ferramentas de “coaching” e “mentoring” aplicadas à docência e que implicam um maior conhecimento de áreas como: inteligência emocional; teorias e fatores da motivação; estilos de liderança; feedback positivo e negativo; inquérito apreciativo; escuta ativa e resposta empática; definição de objetivos e metas…
– Identificar estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da motivação nos alunos;
– Adquirir técnicas e métodos que promovam um clima de trabalho mais positivo e produtivo, aumentem o envolvimento e a participação ativa dos alunos, e, indiretamente, contribuam para a diminuição do abandono e do insucesso escolares.
Conteúdos da ação:
1.Teorias e fatores da motivação
2.Os pilares do relacionamento interpessoal – saber escutar o outro / saber colocar-se no lugar do outro
2.1.Escuta ativa, paráfrase e feedback (o caso específico da relação pedagógica; o poder pedagógico da escuta ativa);
2.2.Empatia / Como entender o ponto de vista do outro (mudança de referencial; combate ao etnocentrismo);
2.3.Respostas empáticas (como o ir ao encontro do outro pode levar o outro ao nosso encontro).
3.Construindo a relação pedagógica
3.1.A assertividade na relação pedagógica – a construção do respeito mútuo;
3.2.Regras e limites do relacionamento em contexto educativo;
3.3.Construir um clima de aprendizagem mais positivo.
4.Coaching e mentoring / tutoria
4.1.Ferramentas do coach;
4.2.Perguntas de clarificação e aprofundamento da comunicação (a pergunta como método formativo);
4.3.Definição de metas e objetivos;
4.4.Feedback positivo e negative;
4.5.Estilos de liderança do professor;
4.6.Motivação para o trabalho e para a aprendizagem.
5.Métodos e técnicas pedagógicas
5.1.Aplicações (e implicações na motivação) dos diferentes métodos;
5.2.A importância dos métodos ativos;
5.3.Técnicas pedagógicas que promovem o envolvimento e a participação;
5.4.O exemplo da Aprendizagem Cooperativa;
5.5.Ritmo e encadeamento da aula;
5.6.Dinâmicas de grupo;
5.7.A importância do jogo pedagógico e da atividade lúdica na motivação.
6.Inteligência emocional e otimismo na educação
6.1.Prevenção da desmotivação e do desânimo;
6.2.Resiliência e auto motivação;
6.3.Atribuição causal e locus de controlo;
6.4.Desconstrução cognitiva das barreiras internas e auto limitadoras;
6.5.Inquérito apreciativo.