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Metodologias ativas no ensino experimental das Ciências
2 Outubro
Metodologias ativas no ensino experimental
Modalidade: Oficina de formação/ b-Learning
Duração
Horas presenciais: 25h
Horas de trabalho autónomo: 25h
Nº de horas acreditadas: 50h
Destinatários: Professores dos Grupos 230, 240, 510, 520, 530, 540 e 560
Objetivos a atingir:
Os formandos deverão ser capazes de:
- alterar representações e práticas letivas;
- entender a alteração metodológica de aulas ativas;
- privilegiar a aprendizagem do aluno em vez do ensino do professor;
- recorrer à tecnologia e ao ensino experimental por formar a maximizar o desenvolvimento das competências do PASEO e potenciar a aquisição de conhecimento e de aprendizagens significativas;
- fazer incidir o trabalho sobre o desenvolvimento de competências (cognitivas, éticas, de ação, etc.) nos alunos;
- trabalhar as competências em função de contextos reais mais ou menos conhecidos dos alunos;
- coordenar meios e recursos;
- criar uma dinâmica de trabalho de equipa e de escola;
- criar roteiros de trabalho que demonstrem uma alteração de práticas em sala de aula, abandonado o sistema puramente expositivo e integrando prioritariamente, metodologias diferenciadoras de aprendizagem que estimulem o desenvolvimento de competências dos alunos.
- Criar roteiros de trabalho inter e pluridisciplinar baseados no desenvolvimento de competências dos alunos, nomeadamente nas competências transversais às disciplinas envolvidas
Conteúdos da ação:
Introdução e Contextualização
- Metodologias ativas;
- Conceções alternativas;
- Ensino por questionamento e por resolução de problemas;
- Alteração do espaço de aprendizagem: a sala como facilitadora das alterações de práticas;
- Potencialidades das metodologias ativas.
Utilização de aplicações em sala de aula
- Como instalar aplicações;
- Que aplicações utilizar;
- Potencialidades de utilização;
- Utilização em contexto.
Utilização de telemóvel e do tablet
- Formas de utilização;
- Potencialidades de utilização;
- Utilização em contexto.
Utilização de sensores como “despertadores” de curiosidade
- Que sensores?
- Potencialidades de utilização;
- Utilização em contexto.
Ensino experimental de ciências neste contexto de aprendizagem
- Utilização de atividades experimentais como contexto de aprendizagem;
- Resolução de problemas com recurso a apps experimentais;
- Curiosidade, método científico e desenvolvimento de competências;
- A experiência no centro da aprendizagem.
Aplicações para avaliação de aprendizagens
- Funcionamento das aplicações;
- Criação de testes;
- Potencialidades de utilização;
- Utilização em contexto.
Avaliação Formativa
- Em que consiste e como levar à prática?
- Potencialidades de utilização;
- Utilização em contexto.
Avaliação
- Apresentação dos materiais elaborados e resultados obtidos em regime autónomo;
- Apresentação de resultados da aplicação de diferentes metodologias aos alunos;
- Comparação de resultados;
- Avaliação da Oficina.