- Este evento já decorreu.
Mentor: Tutorias Autorregulatórias
1 Outubro
Modalidade: Curso de formação / e-learning
Duração
Horas presenciais: 25h
Nº de horas acreditadas: 50h
Objetivos a atingir:
-Aprofundar conhecimento acerca da metodologia de tutoria e os propósitos da mesma em contexto escolar;
-Aprofundar conhecimento nos modelos motivacionais e de autorregulação da aprendizagem
-Explorar o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras de aprendizagem e promoção de competências organizadoras do raciocínio e de resolução de problemas com os alunos;
-Capacitar os professores-tutores para a identificação e intervenção em situações educativas problemáticas (e.g., baixos níveis de envolvimento escolar, dificuldades em definir objetivos futuros)
-Refletir sobre as dificuldades escolares, sociais e desenvolvimentais dos alunos através da exploração e orientação para a resolução de problemas;
-Explorar narrativas como ferramenta educativa e de regulação comportamental;
-Explorar e desenvolver recursos de apoio e avaliação da prática.
-Refletir acerca do papel do professor-tutor;
-Explorar e desenvolver competências de intervenção direta do professor-tutor com os alunos-alvo;
-Integrar os professores-tutores numa comunidade de partilha de experiências e recursos para a prática da tutoria em contexto escolar.
Conteúdos da ação:
Módulo 1. Contextualização da Ação (2,5h assíncronas + 1h síncrona)
1.1. Desconstrução de significados e mitos acerca do papel do professor-tutor
– Mitos e questões acerca do papel do professor-tutor;
– Apresentação do cronograma do curso;
– Avaliação de conhecimentos pré-formação;
– Apresentação da tarefa final: Relatório de reflexão individual.
1.2. Apresentação e familiarização com as ferramentas online
Moodle®, Adobe Connect®, Padlet® e Tricider®:
– Registo e construção de perfil;
– Apresentação das funcionalidades da ferramentas;
Módulo 2. Introdução à metodologia de Tutoria (2h assíncronas + 1h síncrona)
2.1 Tutoria
– Explorar o conceito de tutoria: perspectiva histórica;
– Explorar as diferenças entre coaching, mentoring e tutoria;
– Os Programas de Tutoria: Porquê?;
– Explorar as atribuições do professor-tutor na legislação em vigor;
2.2 Competências de Relação Interpessoal na Tutoria
– Apresentação e reflexão acerca dos objetivos do processo de tutoria;
Módulo 3. Os tipos de conhecimento e a sua relação com a aprendizagem (2h assíncronas + 1h síncrona)
3.1 Tipos de conhecimento
– Apresentação dos Tipos e fases de conhecimento;
– Interação entre o conhecimento e a aprendizagem;
3.2 Competências de Relação Interpessoal na Tutoria
– Apresentação e reflexão acerca do ciclo do processo de ajuda;
Módulo 4. Motivação e aprendizagem: (con)sequêncialidades (2h assíncronas + 1h síncrona)
4.1 Motivação
– Aprofundar o conceito de motivação no contexto da aprendizagem e as abordagens cognitivas da motivação;
– Aprofundar o papel dos objetivos e o que orienta os alunos para os diferentes objetivos;
4.2 Competências de Relação Interpessoal na Tutoria
– Apresentação e reflexão acerca da fase de facilitação do ciclo do processo de ajuda;
Módulo 5. Modelos de autorregulação da aprendizagem (2h assíncronas + 1h síncrona)
5.1 Modelos de autorregulação da aprendizagem
– Aprofundar o modelo das fases da aprendizagem autorregulada segundo Zimmerman (2000; 2002);
– Aprofundar o modelo PLEA (Rosário, 2004);
5.2 Competências de Relação Interpessoal na Tutoria
– Apresentação e reflexão acerca da fase de transição/insight do ciclo do processo de ajuda;
Módulo 6. Estratégias de autorregulação da aprendizagem em contexto de tutoria (2h assíncronas + 1h síncrona)
6.1 Estratégias de autorregulação da aprendizagem
– Explorar as estratégias de autorregulação da aprendizagem e sua aplicação em contexto de tutoria;
– Explorar plano sequencial para a promoção do desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem;
6.2 Competências de Relação Interpessoal na Tutoria
– Apresentação e reflexão acerca da fase de ação do ciclo do processo de ajuda;
Módulo 7. Envolvimento Escolar e Possible Selves (2h trabalho autónomo + 1h síncrona)
7.1 Envolvimento Escolar e Possible Selves
– Aprofundar o conceito de envolvimento escolar e as suas dimensões em interligação com as competências de autorregulação;
– Aprofundar o conceito de possible selves e a sua influência no envolvimento escolar, na definição de objetivos e no sucesso académico;
7.2 Competências de Relação Interpessoal na Tutoria
– Apresentação e reflexão acerca do treino de competências de atendimento;
Módulo 8. Avaliação (2,5h assíncronas + 1h síncrona)
8.1 Avaliação do curso de formação
– Avaliação de conhecimentos pós-formação e da qualidade da formaçaõ;
– Reflexão acerca dos conteúdos e implicações no contexto de tutoria e das competências do tutor;
8.2 Relatório reflexão individual