Março 2024
Academia de Líderes Ubuntu 2.0- Esperançar
Nome da Ação: “Academia de Líderes Ubuntu 2.0- Esperançar” Nº total de horas: 3horas Formador: Isabel Cascão Público-alvo: docentes do 2º, 3º ciclo e secundário, técnicos especializados Objetivos: -Dotar os docentes de conhecimento sobre o programa Academia de Líderes Ubuntu, para que se possa aplicar nos vários anos de escolaridade; -Capacitar os docentes para a metodologia Ubuntu, orientando-os para o contexto do AE Sebastião da Gama. -Partilhar feedback dos alunos que participam no Clube Ubuntu e objetivos a concretizar…
Saiba mais »O Marketing Digital e suas ferramentas ao serviço da promoção da Biblioteca Escolar
Nome da Ação: “O Marketing Digital e suas ferramentas ao serviço da promoção da Biblioteca Escolar” Nº total de horas: 25horas (b-learning) Formador: Elisabete Carvalho; Fátima Bonzinho; Margarida Chaves Público-alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial Objetivos: -Criar condições para o desenvolvimento de competências do professor bibliotecário/ docentes/ educadores face aos desafios que as Bibliotecas Escolares enfrentam; -Dotar os formandos de um portfólio de conceitos e de conhecimentos teóricos e técnicos que suportem…
Saiba mais »A AI no Ensino – Ferramentas para Professores
Nome da Ação: “A AI no Ensino – Ferramentas para Professores” Nº total de horas: 6horas Formador: Fátima Diogo Público-alvo: Professores de todos os grupos curriculares A inteligência artificial tem vindo a revolucionar a aprendizagem, por isso torna-se essencial conhecer ferramentas que permitem maximizar as suas vantagens e minimizar as suas limitações. Estes recursos podem facilitar o trabalho do professor e desenvolver as suas competências digitais. Objetivos: Criar recursos digitais para materiais educacionais Facilitar o trabalho dos professores Desenvolver…
Saiba mais »Noções Básicas de Primeiros Socorros em Acidentes Escolares TURMA 3 – EXCLUSIVA AE DE PALMELA
Nome da Ação: “Noções Básicas de Primeiros Socorros em Acidentes Escolares TURMA 3” EXCLUSIVA AE DE PALMELA Nº total de horas: 3h Formador: Vânia Carvalho Público-alvo: Educadores de infância, docentes do ensino básico e secundário e/ou assistentes operacionais/técnicos Objetivos: -Aumentar os conhecimentos sobre as noções básicas de primeiros socorros; -Demonstrar como atuar nas situações/acidentes mais comuns nas escolas; -Reforçar a importância do controlo de infeção e regras de assepsia; -Aplicar os conhecimentos adquiridos em role-play de situações possíveis.…
Saiba mais »Noções Básicas de Primeiros Socorros em Acidentes Escolares TURMA 4 – EXCLUSIVA AE DE PALMELA
Nome da Ação: “Noções Básicas de Primeiros Socorros em Acidentes Escolares TURMA 4 ” EXCLUSIVA AE DE PALMELA Nº total de horas: 3h Formador: Vânia Carvalho Público-alvo: Educadores de infância, docentes do ensino básico e secundário e/ou assistentes operacionais/técnicos Objetivos: -Aumentar os conhecimentos sobre as noções básicas de primeiros socorros; -Demonstrar como atuar nas situações/acidentes mais comuns nas escolas; -Reforçar a importância do controlo de infeção e regras de assepsia; -Aplicar os conhecimentos adquiridos em role-play de situações…
Saiba mais »Perturbação do Espetro do Autismo – Identificar, intervir e incluir
Nome da Ação: “Perturbação do Espetro do Autismo – Identificar, intervir e incluir” Nº total de horas: 6horas Formador: Andreia Baleca; Vários convidados Público-alvo: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e de Educação Especial Objetivos: -Esclarecer o que são Perturbações Globais do Neurdesenvolvimento, nomeadamente as Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e as suas características e especificidades; -Clarificar a noção do Espetro, da Neurodiversidade e Etiologia; -Refletir sobre sinais de alarme nas PEA; -Reforçar o papel do…
Saiba mais »Abril 2024
Do lápis ao pixel – Comunicação e Composição artística na era digital T24/81
Nome da Ação: “Do lápis ao pixel - Comunicação e Composição artística na era digital” T24/81 Modalidade: Curso de Formação (e-learning) Nº total de horas: 25h Formadores: Francisco Henriques Público-alvo: Professores dos grupos 240, 530 e 600 Objetivos: -Aquisição de conhecimentos de obtenção, utilização, transformação e aplicação de imagens em conteúdos pedagógicos, incluindo os direitos de autor e licenças; -Aquisição de competências de composição de imagem com ferramentas digitais; -Aquisição de competências necessárias à adequada utilização, criação e aplicação das…
Saiba mais »A AI no Ensino – Animação de Histórias Turma 2
Nome da Ação: “A AI no Ensino – Animação de Histórias ” Turma 2 Modalidade: Ação de Curta Duração Nº total de horas: 6h (Presencial) Formadora: Fátima Diogo Público-alvo: Professores de todos os grupos curriculares A criação de imagens e a sua animação contribuem para a promoção da criatividade, facilitam experiências de aprendizagem e sua consolidação. Para além disso, são um recurso apelativo e motivador de aprendizagens, ao mesmo tempo que concorrem para um aprimoramento das competências digitais dos seus utilizadores…
Saiba mais »Noções Básicas de Primeiros Socorros em Acidentes Escolares TURMA 5 EXCLUSIVA AE JOSÉ MARIA DOS SANTOS
Nome da Ação: “Noções Básicas de Primeiros Socorros em Acidentes Escolares TURMA 5” EXCLUSIVA AE JOSÉ MARIA DOS SANTOS Nº total de horas: 3h Formador: Vânia Carvalho Público-alvo: Educadores de infância, docentes do ensino básico e secundário e/ou assistentes operacionais/técnicos Objetivos: -Aumentar os conhecimentos sobre as noções básicas de primeiros socorros; -Demonstrar como atuar nas situações/acidentes mais comuns nas escolas; -Reforçar a importância do controlo de infeção e regras de assepsia; -Aplicar os conhecimentos adquiridos em role-play de…
Saiba mais »Bem-estar digital – recursos para docentes – PRIORITÁRIA AE SEBASTIÃO DA GAMA
Nome da Ação: “Bem-estar digital – recursos para docentes” PRIORITÁRIA AE SEBASTIÃO DA GAMA Nº total de horas: 3horas Formador: Eduarda Ferreira Público-alvo: Docentes do ensino básico e secundário do AE Sebastião da Gama Objetivos: Capacitar os docentes para: -Desempenharem um papel ativo na promoção do bem-estar digital dos alunos, fornecendo-lhes as ferramentas e os conhecimentos necessários para lidar com os desafios do mundo digital; -Aplicarem atividades de um programa de cidadania digital; -Desenvolverem planos de ação personalizados, adaptados…
Saiba mais »C@fé Digit@l – A IA na Prática Letivas plataforma Magicschoo
“C@fé Digit@l” A equipa PADDE da escola secundária du Bocage informa que a sessão mensal de C@fé Digit@l, relativa à plataforma Magicschool, agendada para 17 de abril, às 18:30, na sala 50, será alargada aos docentes de todas as escolas. Nesta sessão far-se-á uma breve apresentação de algumas ferramentas disponibilizadas pela plataforma educativa Magicschool.ai. Graças à inteligência artificial, a Magicschool tem uma panóplia de recursos que ajudam os docentes : planificação de aulas, elaboração de instrumentos de avaliação e rubricas, criação de comentários sobre a aprendizagem dos alunos,…
Saiba mais »Avaliação nos ensinos básico e secundário: como avaliar para o sucesso educativo? – PRIORIDADE AE MARIA DO CARMO SERROTE
Nome da Ação: “Avaliação nos ensinos básico e secundário: como avaliar para o sucesso educativo?” PRIORIDADE AE MARIA DO CARMO SERROTE Modalidade: Oficina de Formação (Presencial) Nº total de horas: 25h+25h (50h) Formadores: António Pedro Duarte Público-alvo: Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial (prioridade 260 e 620) Objetivos: -Formação pedida pelo Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote para responder à especificidade da Avaliação em Educação Física; - Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da…
Saiba mais »Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário
Modalidade: Oficina/ b-learning Duração: Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo:25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Destinatários: Professores do grupo de recrutamento 500 Objetivos a atingir: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE…
Saiba mais »Explorando Horizontes Virtuais: Capacitação em Realidade Virtual para Potencializar a Aprendizagem Ativa com uso de Óculos VR
Modalidade: Curso de formação / Presencial Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: o Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial Objetivos a atingir: Capacitar os docentes na integração eficaz dos Óculos VR na prática pedagógica, promovendo a inovação no processo de ensino-aprendizagem. Desenvolver competências dos docentes para projetar e implementar atividades de aprendizagem ativa utilizando Realidade Virtual, Óculos VR e recursos em 3D. Fomentar a motivação e o envolvimento dos…
Saiba mais »Maio 2024
Incluir com o digital, para uma escola inclusiva de qualidade e equitativa
Modalidade: Oficina de formação / b-Learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial Objetivos a atingir: Esta ação pretende ter impacto na prática pedagógica dos docentes envolvidos. A construção de cenários de aprendizagem, que promovam a inclusão e a equidade, com recurso a tecnologias educativas e a metodologias ativas de aprendizagem, constitui um dos eixos de…
Saiba mais »Academia de Lideres Ubunto – Pelo Caminho da Partilha: Conhecer, Sentir e Transformar – PRIORITÁRIA AE SEBASTIÃO DA GAMA
Nome da Ação: “Academia de Lideres Ubunto – Pelo Caminho da Partilha: Conhecer, Sentir e Transformar ” PRIORITÁRIA AE SEBASTIÃO DA GAMA Nº total de horas: 3horas Formador: Isabel Cascão Público-alvo: Docentes do 1º, 2º e 3º Ciclo e Secundário; Tecnicos especializados Objetivos: -Dotar os docentes de conhecimento sobre o programa Academia de Lideres Ubunto, para que se possa aplicar nos vários anos de escolaridade; -Capacitar os docentes para a metodologia Ubunto, orientando-os para o contexto do AE Sebastião…
Saiba mais »A AI no Ensino – Ferramentas para Professores
Nome da Ação: “A AI no Ensino – Ferramentas para Professores” Nº total de horas: 6horas Formador: Fátima Diogo Público-alvo: Professores de todos os grupos curriculares A inteligência artificial tem vindo a revolucionar a aprendizagem, por isso torna-se essencial conhecer ferramentas que permitem maximizar as suas vantagens e minimizar as suas limitações. Estes recursos podem facilitar o trabalho do professor e desenvolver as suas competências digitais. Objetivos: Criar recursos digitais para materiais educacionais Facilitar o trabalho dos professores Desenvolver…
Saiba mais »Utilização da Plataforma Classroom no Desenvolvimento da Autonomia do Alunos – EXCLUSIVA ES D. JOÃO II
Nome da Ação: “Utilização da Plataforma Classroom no Desenvolvimento da Autonomia do Alunos”EXCLUSIVA ES D. JOÃO II Nº total de horas: 5horas Formador: António Lopes Público-alvo: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e de Educação Especial Objetivos: -Promover a formação no âmbito do PTD; -Promover a utilização da Plataforma Classroom na gestão das aprendizagens dos alunos; -Desenvolvimento de ferramentas de Avaliação formativa na plataforma Classroom. Local: Escola Secundária D. João II 10 de Maio 17 de…
Saiba mais »Utilização da impressora 3D como recurso pedagógico em Ciências/Matemática – T24/108 PRIORIDADE AE PALMELA E ES PALMELA
Nome da Ação: “Utilização da impressora 3D como recurso pedagógico em Ciências/Matemática”T24/108 PRIORIDADE AE PALMELA E ES PALMELA Nº total de horas: 32 horas (16+16 de trabalho autónomo) B-LEARNING Formador: Eduardo Fernandes Público-alvo: professores dos grupos 230, 520, 530 (gr 500 e 510 à espera de aprovação) Objetivos: - Aprender a utilizar ferramentas de desenho 3D, simples e gratuitas. - Aprender os fundamentos da impressão 3D, tais como: tipos de materiais imprimíveis e suas características, influência da velocidade de impressão,…
Saiba mais »ACD – Conferência Europeia Digital Skills 4 All
Digital Skills 4 All, é um projeto Erasmus+, financiado pela União Europeia, com duração de 24 meses, coordenado pela AI9.PT – Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital, em parceria com AP University (Bélgica), CECE – Confederacion Espanola de Centros de Ensenanza (Espanha), Licei San Luigi (Itália) e CFBM – Centro de Formação de Professores Barreiro e Moita (Portugal). O público-alvo do Digital Skills 4 All são jovens, com média de idades nos 16 anos; estudantes do ensino secundário e os profissionais de educação do mesmo nível de ensino e irá desenvolver os seguintes produtos: Plataforma…
Saiba mais »