Setembro 2024
Aprendizagens essenciais de Matemática para os 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade
Modalidade: Oficina de formação / b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Objetivos a atingir: No final da formação, os professores participantes devem: Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática; Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática…
Saiba mais »O português como língua de escolarização: não sendo docente da disciplina de Português, como devo trabalhar com os alunos falantes de português como língua não materna?
Modalidade: Oficina de formação / presencial Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial Objetivos a atingir: No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de: - Definir o conceito de língua de escolarização; - Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística; - Identificar competências escolares gerais (competências comuns a qualquer disciplina); - Identificar desempenhos essenciais ao desenvolvimento…
Saiba mais »Capacitação Digital de Docentes nível 3
Capacitação Digital de Docentes nível 3 Modalidade: Oficina de formação / b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial Objetivos a atingir: Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa.…
Saiba mais »Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores
Modalidade: Oficina/ b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especiale do grupo de recrutamento 360 Objetivos a atingir: Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas; Aplicar…
Saiba mais »Práticas de ensino e de avaliação em Matemática
Práticas de ensino e de avaliação em Matemática Modalidade: Curso de Formação / b-Learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Professores dos grupos 110 e 230 Objetivos a atingir: Promover uma reflexão crítica sobre práticas de ensino e de avaliação na sala de aula de matemática, tendo em conta as orientações curriculares em vigor. Capacitar os professores para analisar e construir materiais didáticos relevantes, fiáveis, válidos e inovadores, que desenvolvam competências de matemática…
Saiba mais »Outubro 2024
Mentor: Tutorias Autorregulatórias
Modalidade: Curso de formação / e-learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Objetivos a atingir: -Aprofundar conhecimento acerca da metodologia de tutoria e os propósitos da mesma em contexto escolar; -Aprofundar conhecimento nos modelos motivacionais e de autorregulação da aprendizagem -Explorar o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras de aprendizagem e promoção de competências organizadoras do raciocínio e de resolução de problemas com os alunos; -Capacitar os professores-tutores para a identificação e intervenção em situações educativas problemáticas (e.g.,…
Saiba mais »As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos
Modalidade: Curso de formação/ Presencial Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Educadores de infância, Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial e do grupo 360 Objetivos a atingir: -Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão; -Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade; -Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de…
Saiba mais »Metodologias ativas no ensino experimental das Ciências
Metodologias ativas no ensino experimental Modalidade: Oficina de formação/ b-Learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores dos Grupos 230, 240, 510, 520, 530, 540 e 560 Objetivos a atingir: Os formandos deverão ser capazes de: alterar representações e práticas letivas; entender a alteração metodológica de aulas ativas; privilegiar a aprendizagem do aluno em vez do ensino do professor; recorrer à tecnologia e ao ensino experimental por formar…
Saiba mais »Aprendizagens essenciais de Matemática para os 5.º e 6.º anos de escolaridade
Modalidade: Oficina de Formação/ e-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores do grupo de recrutamento 230 Objetivos a atingir: No final da formação, os professores participantes devem ser capazes de: Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática; Estar capacitados com o conhecimento didático e o conhecimento…
Saiba mais »EFABULADORES/AS NA ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS, DO CONTEXTO ESCOLAR À COMUNIDADE
Modalidade: Curso/ Presencial Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas:25h Destinatários: professores de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário eEducação Especial Objetivos a atingir: Adotar práticas narrativas que incorporem o quotidiano da vida escolar: criação de um “canto macio” (Rizolli, 2004), emcada sala; Aplicar o Ecomapa Narrativo (Duarte, 2019), instrumento de narração oral que colabora na preparação do efabulador/a e dos textos a serem narrados; Utilizar técnicas de narração oral e saber aplicá-las…
Saiba mais »Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade
Modalidade: Oficina de Formação/ b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores do grupo de recrutamento 110 Objetivos a atingir: No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados do conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para…
Saiba mais »Avaliação Pedagógica II: Projetos de Intervenção nos domínios do ensino, aprendizagem e avaliação
Modalidade: Oficina de Formação/ b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial Objetivos a atingir: Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais; Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento…
Saiba mais »Cenários de aprendizagem ativa para a transição digital
Modalidade: Oficina de Formação/ b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário Objetivos a atingir: Promover o desenvolvimento, aprofundamento de competências digitais dos docentes, tendo em vista tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu. Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, no contexto atual de ensino e de aprendizagem; Ser capaz de construir e desenvolver,…
Saiba mais »IA e Ética: desafios e oportunidades
IA e Ética: desafios e oportunidades Modalidade: Curso de formação / e-learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e Professores Bibliotecários Objetivos a atingir: Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; Identificar diferentes tipos de IA; Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os…
Saiba mais »Integrar saberes: a ciência e a tecnologia em sala de aula
Modalidade: Curso de formação/ b-learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Professores dos grupos 230, 520 e 510 Objetivos a atingir: -Capacitar os professores de ciências para integrar eficazmente tecnologias educativas no ensino das ciências, promovendo uma abordagem inovadora e estimulante para a aprendizagem dos alunos. -Familiarizar os professores com as diferentes tecnologias disponíveis; - Demonstrar estratégias para a integração eficaz de tecnologia na planificação de aulas; - Explorar ferramentas digitais que possam…
Saiba mais »MOTIVAR OS ALUNOS: O PROFESSOR LÍDER E GESTOR DA SALA DE AULA
Modalidade: Curso de formação/ b-learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial Objetivos a atingir: - Adquirir, treinar e reforçar as competências que asseguram um melhor desempenho das funções de docência e promovem um clima de trabalho positivo no seio da escola (eliminando tensões desnecessárias e consumidoras de energia), essencialmente ao nível da relação pedagógica e da gestão da…
Saiba mais »Ação de disseminação 2 Partilha de experiência ESPN – PRIORITÁRIA ESPN
Nome da Ação: “Ação de disseminação 2 Partilha de experiência ESPN” PRIORITÁRIA ESPN Nº total de horas: 4 horas Formador: Ana Leite Público-alvo: Educadores e Professores de todos os grupos de recrutamento e nível de ensino Objetivos: -Promover a participação da comunidade educativa no Programa; -Divulgar as metodologias observadas, nas várias mobilidades realizadas, por diferentes docentesem diferentes contextos; -Esclarecer dúvidas sobre os vários sistemas de ensino e sistemas de gestão educativa, visitados na europa; Local: Escola Secundária do…
Saiba mais »NOVAS PERSPETIVAS PARA O ENSINO DA VIDA E OBRA DE BOCAGE – ESTRATÉGIAS, METODOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
Modalidade: Curso/ Presencial Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas:25h Destinatários: Professores dos grupos 200, 210, 220, 300 e 400 Objetivos a atingir: -Contribuir para uma nova visão da obra de Bocage, que a liberte de alguns estereótipos que ainda persistem e não lhe fazem justiça. -Dar a conhecer a obra bocagiana na sua pluridimensionalidade. -Valorizar Bocage como um intelectual politicamente comprometido, defensor dos ideais e valores que enformam as modernas sociedades democráticas. -Proporcionar o conhecimento de…
Saiba mais »Incluir com o digital, para uma escola inclusiva de qualidade e equitativa
Modalidade: Oficina de Formação / b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e de Educação Especial Objetivos a atingir: Esta ação pretende ter impacto na prática pedagógica dos docentes envolvidos. A construção de cenários de aprendizagem, que promovam a inclusão e a equidade, com recurso a tecnologias educativas e a metodologias ativas de aprendizagem, constitui um dos eixos de mudança…
Saiba mais »Mentorias e colaboração entre escolas: transformação de contextos com o digital
Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Esnsinos Básicos e Secundário e Professores de Educação Especial Objetivos a atingir: - Criar uma comunidade de prática entre escolas que colaboram entre si, promovendo o apoio e a entreajuda na resolução de problemas. - Aprofundar o conceito de aprendizagem ativa, refletindo sobre a importância de criar espaços de aprendizagem flexíveis e inovadores. - Implementar atividades de aprendizagem…
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