Outubro 2024
Integrar saberes: a ciência e a tecnologia em sala de aula
Modalidade: Curso de formação/ b-learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Professores dos grupos 230, 520 e 510 Objetivos a atingir: -Capacitar os professores de ciências para integrar eficazmente tecnologias educativas no ensino das ciências, promovendo uma abordagem inovadora e estimulante para a aprendizagem dos alunos. -Familiarizar os professores com as diferentes tecnologias disponíveis; - Demonstrar estratégias para a integração eficaz de tecnologia na planificação de aulas; - Explorar ferramentas digitais que possam…
Saiba mais »MOTIVAR OS ALUNOS: O PROFESSOR LÍDER E GESTOR DA SALA DE AULA
Modalidade: Curso de formação/ b-learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial Objetivos a atingir: - Adquirir, treinar e reforçar as competências que asseguram um melhor desempenho das funções de docência e promovem um clima de trabalho positivo no seio da escola (eliminando tensões desnecessárias e consumidoras de energia), essencialmente ao nível da relação pedagógica e da gestão da…
Saiba mais »Ação de disseminação 2 Partilha de experiência ESPN – PRIORITÁRIA ESPN
Nome da Ação: “Ação de disseminação 2 Partilha de experiência ESPN” PRIORITÁRIA ESPN Nº total de horas: 4 horas Formador: Ana Leite Público-alvo: Educadores e Professores de todos os grupos de recrutamento e nível de ensino Objetivos: -Promover a participação da comunidade educativa no Programa; -Divulgar as metodologias observadas, nas várias mobilidades realizadas, por diferentes docentesem diferentes contextos; -Esclarecer dúvidas sobre os vários sistemas de ensino e sistemas de gestão educativa, visitados na europa; Local: Escola Secundária do…
Saiba mais »NOVAS PERSPETIVAS PARA O ENSINO DA VIDA E OBRA DE BOCAGE – ESTRATÉGIAS, METODOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
Modalidade: Curso/ Presencial Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas:25h Destinatários: Professores dos grupos 200, 210, 220, 300 e 400 Objetivos a atingir: -Contribuir para uma nova visão da obra de Bocage, que a liberte de alguns estereótipos que ainda persistem e não lhe fazem justiça. -Dar a conhecer a obra bocagiana na sua pluridimensionalidade. -Valorizar Bocage como um intelectual politicamente comprometido, defensor dos ideais e valores que enformam as modernas sociedades democráticas. -Proporcionar o conhecimento de…
Saiba mais »Incluir com o digital, para uma escola inclusiva de qualidade e equitativa
Modalidade: Oficina de Formação / b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e de Educação Especial Objetivos a atingir: Esta ação pretende ter impacto na prática pedagógica dos docentes envolvidos. A construção de cenários de aprendizagem, que promovam a inclusão e a equidade, com recurso a tecnologias educativas e a metodologias ativas de aprendizagem, constitui um dos eixos de mudança…
Saiba mais »Mentorias e colaboração entre escolas: transformação de contextos com o digital
Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Esnsinos Básicos e Secundário e Professores de Educação Especial Objetivos a atingir: - Criar uma comunidade de prática entre escolas que colaboram entre si, promovendo o apoio e a entreajuda na resolução de problemas. - Aprofundar o conceito de aprendizagem ativa, refletindo sobre a importância de criar espaços de aprendizagem flexíveis e inovadores. - Implementar atividades de aprendizagem…
Saiba mais »Cidadania e Desenvolvimento: planeamento e implementação
Modalidade: Curso de formação/ e-learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial Objetivos a atingir: Refletir sobre o valor da cidadania nas sociedades democráticas e na defesa dos Direitos Humanos, como fundamental para maior coesão social e para a paz; Promover uma abordagem integrada dos conteúdos de EC; Reforçar a articulação entre as disposições dos referenciais curriculares de EC, que…
Saiba mais »Recursos Educativos Digitais (RED) no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Modalidade: Curso de formação/ e-learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Objetivos a atingir: Com este curso de formação, pretendemos: -Dar a conhecer aos formadores o Projeto REDs, da DGE, para o 1.º ciclo do ensino básico; -Constituir uma equipa de formadores que possam divulgar estes recursos junto dos professores e capacitá-los para a sua utilização com os seus alunos. -Levar esses formadores a compreender o conceito de REDs e a sua importância; -Promover…
Saiba mais »Explorando Horizontes Virtuais: Capacitação em Realidade Virtual para Potencializar a Aprendizagem Ativa com uso de Óculos VR
Modalidade: Curso de formação / Presencial Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial Objetivos a atingir: 1.Capacitar os docentes na integração eficaz dos Óculos VR na prática pedagógica, promovendo a inovação no processo de ensino-aprendizagem. 2.Desenvolver competências dos docentes para projetar e implementar atividades de aprendizagem ativa utilizando Realidade Virtual, Óculos VR e recursos em 3D. 3.Fomentar a motivação e o envolvimento dos…
Saiba mais »Desenho de Escola Integral para a Sustentabilidade
Modalidade: Curso de formação presencial Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial Objetivos a atingir: As mudanças passam por promover instituições assentes em relações colaborativas, onde os princípios de cooperação sobressaem em detrimento da competição. A abordagem "whole-of-school" deve ser garantida, pois é adequada à criação de respostas ativas e flexíveis, alicerçadas…
Saiba mais »Desenho de Escola Integral para a Sustentabilidade T24/151
Nome da Ação: “Desenho de Escola Integral para a Sustentabilidade T24/151” Nº total de horas: 25h Formador: Alexandra Silva Público-alvo: Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial Objetivos: As mudanças passam por promover instituições assentes em relações colaborativas, onde os princípios de cooperação sobressaem em detrimento da competição. A abordagem "whole-of-school" deve ser garantida, pois é adequada à criação de respostas ativas e flexíveis, alicerçadas nas…
Saiba mais »I Jornadas da Geodiversidade da Arrábida
Nome da Ação: “I Jornadas da Geodiversidade da Arrábida ” Modalidade: Ação de Curta Duração Nº total de horas: 6h (Presencial) Formador: Vários Oradores Público-alvo: Professores de Ciências Naturais, Biologia e Geologia Objetivos: -Formar sobre a geodiversidade da Cadeia da Arrábida, a sua relevância científica, didática, social, cultural e económica; -Valorizar a relação da geodiversidade com a biodiversidade, celebrar o dia internacional da geodiversidade no âmbito da decisão da UNESCO; -Disponibilizar informação sobre os principais sítios de interesse geológico à escala…
Saiba mais »Saída de campo: Jornadas da Geodiversidade da Arrábida
Nome da Ação: “Saída de campo: Jornadas da Geodiversidade da Arrábida” Modalidade: Ação de Curta Duração Nº total de horas: 6h (Presencial) Formador: MIguel Tiago Rosado Público-alvo: Professores de Ciências Naturais, Biologia e Geologia Objetivos: -Formar sobre a geodiversidade regional, a sua relevância social, cultural e económica; -Valorizar a relação da geodiversidade com a biodiversidade, celebrar o dia mundial da geodiversidade no âmbito da decisão da UNESCO; -Disponibilizar informação sobre os principais sítios de interesse geológico à escala nacional e…
Saiba mais »Prevenção de Cyberbullying nas Escolas: Capacitação de professores de 1º 2º e 3º ciclos do ensino básico do ensino básico – PRIORITÁRIA AEJMS
Nome da Ação: “Prevenção de Cyberbullying nas Escolas: Capacitação de professores de 1º 2º e 3º ciclos do ensino básico do ensino básico” PRIORITÁRIA AEJMS Nº total de horas: 3 horas Formador: Vânia Carvalho Público-alvo: Professores de todos os grupos de recrutamento e nível de ensino Objetivos: -Aumentar os conhecimentos sobre a temática Cyberbulling; -Apresentar aos docentes as principais medidas preventivas para o Cyberbulling; -Capacitar os docentes para a adoção de estratégias de prevenção de Cyberbulling nas suas turmas;…
Saiba mais »Programa Mais Contigo – Promoção da Saúde Mental e Prevenção de Comportamentos Suicidários em Meio Escolar Turma 2 – EXCLUSIVA AESG
Nome da Ação: “Programa Mais Contigo – Promoção da Saúde Mental e Prevenção de Comportamentos Suicidários em Meio Escolar Turma 2” EXCLUSIVA AESG Nº total de horas: 3 horas Formador: Raquel Rovisco Público-alvo: Educadores e Professores de todos os grupos de recrutamento e nível de ensino A promoção da saúde mental e a prevenção dos comportamentos suicidários é sublinhada nas principais estratégias e planos de ação de saúde mental, tanto a nível internacional como em Portugal (DGS, 2013, 2015). O…
Saiba mais »Novembro 2024
Programa Mais Contigo – Promoção da Saúde Mental e Prevenção de Comportamentos Suicidários em Meio Escolar Turma 3 – EXCLUSIVA AE AZEITÃO
Nome da Ação: “Programa Mais Contigo – Promoção da Saúde Mental e Prevenção de Comportamentos Suicidários em Meio Escolar Turma 3” EXCLUSIVA AE AZEITÃO Nº total de horas: 3 horas Formador: Raquel Rovisco Público-alvo: Educadores e Professores de todos os grupos de recrutamento e nível de ensino A promoção da saúde mental e a prevenção dos comportamentos suicidários é sublinhada nas principais estratégias e planos de ação de saúde mental, tanto a nível internacional como em Portugal (DGS, 2013, 2015).…
Saiba mais »Formas, Instrumentos e a Floresta D`água – Parceria Foco Musical
Nome da Ação: “Formas, Instrumentos e a Floresta D`água” Parceria Foco Musical Nº total de horas: 3 horas Formador: Miguel Pernes Público-alvo: Educadores e Professores de todos os grupos de recrutamento e nível de ensino Prioridade para os grupos 10,110,250 e 610 A Sessão de formação proposta pretende ser a continuação de um ciclo de abordagens em torno de um projecto educativo no domínio da Expressão e Educação musical construído à volta da metodologia da Audição Musical Participada, que…
Saiba mais »Educar na Era Digital: Telemóveis, IA e o Papel das Famílias e Escolas
Educar na Era Digital: Telemóveis, IA e o Papel das Famílias e Escolas Data: 14 novembro de 2024 das 18h00-19h30 Local: Biblioteca Municipal de Palmela Público Alvo: Pessoal docente Pessoal não docente Pais e Encarregados de Educação Num mundo cada vez mais digital, é crucial que a comunidade educativa compreenda os impactos da tecnologia no ambiente escolar e familiar. A proliferação do uso de telemóveis, o crescimento da Inteligência Artificial (IA) e as questões associadas ao futuro digital desafiam tanto…
Saiba mais »IA e Ética: desafios e oportunidades T24/155
Nome da Ação: “IA e Ética: desafios e oportunidades T24/155” Modalidade: Curso de Formação / e-learning Nº total de horas: 25h Formador: Armindo Serra Público-alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e Professores Bibliotecários Objetivos: -Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; -Identificar diferentes tipos de IA; -Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); -Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os grandes…
Saiba mais »Gestão Emocional Para Professores – PRIORIDADE AESG
Nome da Ação: “Gestão Emocional Para Professores” PRIORIDADE AESG Nº total de horas: 3horas Formador: Vera Amaral Público-alvo: Docentes dos Ensinos Básico e Secundário Esta formação, centrada em gestão emocional, empatia e autocuidado, é essencial para a prática educativa eficaz. A gestão emocional permite que as/os docentes lidem melhor com o stress e os desafios da sala de aula, mantendo o bem-estar pessoal e profissional. Compreender as emoções próprias e das/os alunas/os facilita a criação de ambientes de aprendizagem…
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