
Outubro 2023
Oficina de produção de materiais didáticos para o ensino do PLNM – 1.º e 2.º Ciclos
Modalidade: Oficina / Presencial Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores dos grupos 110, 200, 210 e 220 Objetivos a atingir: No final da formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM; (3) Identificar e interpretar o suporte legislativo; (4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais; (5) Reconhecer a…
Saiba mais »Oficina de produção de materiais didáticos para o ensino do PLNM – 3.º Ciclo e Ensino Secundário
Modalidade: Oficina / Presencial Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores dos grupos 300 e 310 Objetivos a atingir: No final da formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM; (3) Identificar e interpretar o suporte legislativo; (4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais; (5) Reconhecer a importância…
Saiba mais »Ensino / Aprendizagem da Matemática com dispositivos móveis e a app MILAGE APRENDER +
Ensino / Aprendizagem da Matemática com dispositivos móveis e a app MILAGE APRENDER + Modalidade: Oficina/ Presencial Duração Horas presenciais:25 h Horas de trabalho autónomo:25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores dos Grupos 230 e 500 Objetivos a atingir: - Capacitar os docentes envolvidos para a utilização do MILAGE, valorizando a iniciativa e a autonomia; -Conceber atividades direcionadas para a aprendizagem, apostando na resolução autónoma de fichas de matemática; -Estimular a autonomia dos alunos na aprendizagem;…
Saiba mais »Metodologias ativas de sala de aula – alteração de práticas de ensino
Modalidade: Oficina de formação/ Presencial Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25 Nº de horas acreditadas: 50 Destinatários: Educadores de infância, Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial Objetivos a atingir: -Promoção da integração em aula de tecnologias digitais, em especial do telemóvel que a maioria dos alunos possui, pondo em prática a metodologia BYOD e mostrando ao aluno formas didáticas de utilização de um equipamento que normalmente apenas utiliza com…
Saiba mais »Estratégias Integradas e Intencionalidade Pedagógica
Modalidade: Oficina/presencial Duração Horas presenciais:25 h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e de Educação Especial Objetivos a atingir: Os formandos deverão ser capazes de: -Reequacionar o seu papel (individual e coletivo) na construção de oportunidades de aprendizagem significativas (adequadas, desafiantes e motivantes para os alunos) por referência aos objetivos da estratégia nacional da educação e contexto profissional. -Planear, desenvolver e avaliar processos de ensino…
Saiba mais »Academia de Líderes Ubuntu 2.0- Esperançar
Nome da Ação: “Academia de Líderes Ubuntu 2.0- Esperançar” Nº total de horas: 3horas Formador: Isabel Cascão Público-alvo: docentes do 2º, 3º ciclo e secundário, técnicos especializados Objetivos: -Dotar os docentes de conhecimento sobre o programa Academia de Líderes Ubuntu, para que se possa aplicar nos vários anos de escolaridade; -Capacitar os docentes para a metodologia Ubuntu, orientando-os para o contexto do AE Sebastião da Gama. -Partilhar feedback dos alunos que participam no Clube Ubuntu e objetivos a concretizar…
Saiba mais »O Padel no Desporto Escolar – Nível 1
Nome da Ação: “O Padel no Desporto Escolar – Nível 1” Nº total de horas: 25h (Curso/ B-Learning) Formador: Paulo Sanches e Luís Branco Público-alvo: professores dos grupos de recrutamento 260 e 620 Objetivos: Conhecer as regras básicas do Padel; Identificar a terminologia específica; Conhecer os gestos técnicos específicos de base; Conhecer os princípios do jogo; diferenciando as zonas e os princípios táticos inerentes a cada uma delas; Conhecer formas jogadas simplificadas, conhecendo metodologias específicas para o ensino e…
Saiba mais »Mentor: Tutorias Autorregulatórias – PRIORIDADE AESG
Nome da Ação: “Mentor: Tutorias Autorregulatórias” PRIORIDADE AESG Modalidade: Curso de Formação (E-learning) Nº total de horas: 25h Formadores: Isabel cascão Público-alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores deEducação Especial Objetivos: -Aprofundar conhecimento acerca da metodologia de tutoria e os propósitos da mesma em contexto escolar; -Aprofundar conhecimento nos modelos motivacionais e de autorregulação da aprendizagem; -Explorar o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras de aprendizagem e promoção de competências organizadoras do raciocínio e de resolução de…
Saiba mais »IA no Ensino: Canva
Nome da Ação: “IA no Ensino: Canva” Nº total de horas: 6h Formador: Fátima Diogo Público-alvo: Professores de todos os grupos curriculares O Canva é uma plataforma de edição que pode ser utilizada como recurso pedagógico no ensino. Oferece diversos recursos visuais para a criação de materiais educacionais como apresentações, portefólios digitais, banda desenhada, vídeos, entre outros. Para além disso, é gratuito para educadores, alunos e a sua utilização é fácil e intuitiva. O Canva pode estimular a criatividade e…
Saiba mais »Novembro 2023
Os Instrumentos da Orquestra e A Quinta da Amizade: Uma Fábula Sinfónica para Audição Participada
Nome da Ação: “Os Instrumentos da Orquestra e A Quinta da Amizade: Uma Fábula Sinfónica para Audição Participada” Nº total de horas: 3h Formador: Miguel Nabais Rodrigues Pernes Público-alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial (prioridade grupos 100, 110, 250 e 610). Professores de expressão musical e outros interessados (acção certificada para docentes) Objetivos: Objetivos geral: Partilha, Reflexão e simulação de processos e estratégias de trabalho no domínio da educação musical com crianças…
Saiba mais »Criação e Apresentação de um Objeto Artístico – EXCLUSIVO ESCOLAS DE PALMELA
Nome da Ação: “Criação e Apresentação de um Objeto Artístico” EXCLUSIVO ESCOLAS DE PALMELA Modalidade: Curso de Formação Nº total de horas: 25h Formadores: Sofia Belchior Público-alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial; Auxilires de acção educativa Objetivos: - Partilhar conhecimento e proporcionar a formação da comunidade educativa. - Pensar possibilidades e estratégias para a criação e apresentação de um objeto artístico; - Valorizar as artes, através da partilha com a comunidade…
Saiba mais »A presença em linha das bibliotecas escolares no contexto do desenvolvimento digital das escolas
Nome da Ação: “A presença em linha das bibliotecas escolares no contexto do desenvolvimento digital das escolas” Modalidade: Curso de Formação (b-Learning) Nº total de horas: 30h Formadores: Margarida Chave; Elisabete Carvalho; Filipe Lindo Público-alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial; Objetivos: - Proporcionar o conhecimento relativo às orientações do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares para a presença em linha das bibliotecas, identificando os princípios teóricos e práticos subjacentes à sua…
Saiba mais »GÉNERO, IGUALDADE E CIDADANIA
Nome da Ação: “GÉNERO, IGUALDADE E CIDADANIA” Parceria Questão de Igualdade - Associação para a Inovação Social Modalidade:Curso de Formação Nº total de horas: 25h (Presencial) Formadora: Ana Paixão Público-alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial Objetivos: -Dotar os/as docentes de ferramentas didático-pedagógicas que lhes permitam desenvolver práticas promotoras da Igualdade de Género e da eliminação de estereótipos de género, enquanto estratégia essencial para a mudança de mentalidades e atitudes, em contexto…
Saiba mais »Ensinando a Língua Inglesa no Ensino Profissional: rentabilizando as ferramentas tecnológicas
Nome da Ação: “Ensinando a Língua Inglesa no Ensino Profissional: rentabilizando as ferramentas tecnológicas” Nº total de horas: 4horas Formador: Ana Alexandra Silva Público-alvo: Docentes do grupo 330 Objetivos: -Reconhecer as especificidades do ensino vocacional da língua inglesa; -Distinguir ensino vocacional de ensino de inglês para fins específicos; -Reconhecer o vocabulário e estruturas sintáticas fundamentais da área de atuação dos alunos; -Familiarizar-se com unidades didáticas preparadas para o ensino vocacional em diversas áreas: turismo, ciências da informação, saúde e…
Saiba mais »Manifesta-te
Nome da Ação: “Manifesta-te” Nº total de horas: 4h Formador: Sara Velasco Público-alvo: Professores de todos os ciclos de ensino e áreas disciplinares. Esta formação do Plano Nacional das Artes apresenta um recurso pedagógico para a construção de um Manifesto. Pretende ser uma ferramenta, para mobilizar as escolas e as comunidades, para trabalhar as questões da sustentabilidade, para uma educação para a cidadania. A realização de Manifestos tem o propósito de capacitar os professores, para que junto dos jovens promovam…
Saiba mais »A AI no Ensino – Criação de Avatares e Narrações
Nome da Ação: “A AI no Ensino – Criação de Avatares e Narrações” Nº total de horas: 6h Formador: Fátima Diogo Público-alvo: Professores de todos os grupos curriculares A criação de avatares no ensino pode trazer benefícios, como promover a criatividade, facilitar experiências de aprendizagem e proporcionar simulações de situações reais ou fictícias. Adicionalmente pode constituir um recurso apelativo e motivador de aprendizagens, ao mesmo tempo que concorre para um aprimoramento das competências digitais dos seus utilizadores (professores e alunos). …
Saiba mais »IA e Ética: Desafios e Oportunidades
Nome da Ação: “IA e Ética: Desafios e Oportunidades” Modalidade: Curso de Formação (E-learning) Nº total de horas: 25h Formadores: Marco Neves Público-alvo: Educadores de Infância e Professores dos Ensino Básico, Secundário, de Educação Especial e Professores Bibliotecários Objetivos: -Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; -Identificar diferentes tipos de IA; -Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); -Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; -Identificar os grandes inconvenientes…
Saiba mais »Dezembro 2023
A organização do I Congresso de Desporto Adaptado é uma iniciativa da, Palmela Desporto - Empresa Municipal, e da APPACDM- Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal, com a parceria da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência - FPDD. O congresso será constituído por três momentos, um primeiro momento de formação, através do projeto da FPDD Formar e (Des) Envolver para Incluir, um segundo momento que se destinará a partilha de experiências e conhecimento de vários…
Saiba mais »Programa Mais Contigo – Promoção da Saúde Mental e Prevenção de Comportamentos Suicidários em Meio Escolar – PRIORIDADE AE AZEITÃO
Nome da Ação: “Programa Mais Contigo – Promoção da Saúde Mental e Prevenção de Comportamentos Suicidários em Meio Escolar” PRIORIDADE AE AZEITÃO Nº total de horas: 3horas Formador: Raquel Rovisco Santos Público-alvo: Docentes do Agrupamento de Escolas de Azeitão Objetivos: -Combater o estigma em saúde mental; -Esclarecer sobre os comportamentos suicidários na adolescência; -Contribuir para a identificação precoce de adolescentes em risco e sua referenciação para os cuidados de saúde; -Apresentar o Programa Mais Contigo: aspetos metodológicos. Local:…
Saiba mais »2º Seminário Internacional – “Educação inclusiva em Portugal: Estado da arte, percursos e desafios futuros”
Nome da Ação: “2º Seminário Internacional - “Educação inclusiva em Portugal: Estado da arte, percursos e desafios futuros”” Nº total de horas: 6h Formador: Vários Público-alvo: Professores de todos os grupos curriculares A aprovação dos Decretos Lei 54 e 55 de 2018, veio reforçar a necessidade da capacitação e formação dos docentes em geral para a inclusão nas turmas regulares de alunos com necessidades educativas específicas, incluindo as decorrentes de deficiência. O seminário internacional visa exatamente apresentar resultados sobre a…
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