
Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa T25/22
15 Maio – 18:00 – 21:30

Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa T25/22
Nº total de horas: 50 (25 + 25 de trabalho autónomo)
Modalidade: Oficina de Formação / b-learning
Formador: Armindo Serra
Público-alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Progressão na carreira: Releva para o art. 8º e, com parecer das direções, também para o art. 9º (Despacho 4840/2023)
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem, enriquecidos com recursos e equipamentos tecnológicos, para serem utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Com os recursos e equipamentos LED, os alunos podem potenciar as suas experiências de aprendizagem, ao realizarem atividades práticas e criativas, tais como: pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, criar artefactos e soluções, criar histórias, desenvolver projetos, entre outras.
Está prevista a instalação, no total, de 1300 LED nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e com ensino secundário, medida integrada na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da “Transição digital na Educação”.
Objetivos:
- Conhecer os propósitos pedagógicos dos Laboratórios de Educação Digital (LED);
- Explorar cenários de aprendizagem LED, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
- Experimentar atividades com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED;
- Implementar atividades de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar;
- Criar um cenário de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar;
- Refletir sobre a aplicação destas práticas em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
Local: Escola Básica da Boa Água
Cronograma:
- 22/05/2025 – 18:00 às 21:30 (Presencial)
- 29/05/2025 – 18:30 às 21:30 (Presencial)
- 05/06/2025 – 18:30 às 21:30 (Síncrono)
- 12/06/2025 – 18:30 às 21:30 (Síncrono)
- 26/06/2025 – 18:30 às 21:30 (Presencial)
- 03/07/2025 – 18:30 às 21:30 (Síncrono)
- 10/07/2025 – 18:00 às 21:30 (Presencial)
- 17/07/2025 – 18:30 às 21:30 (Presencial)
Prioridades:
- • Professores do quadro em exercício de funções nas escolas associadas do CFAE-Ordem de Santiago, por indicação das Direções;
- • Professores do quadro em exercício de funções nas escolas associadas do CFAE-Ordem de Santiago, por ordem de inscrição;
- • Professores contratados em exercício de funções nas escolas associadas do CFAE-Ordem de Santiago, por ordem de inscrição;
- • Professores do quadro em exercício de funções noutras escolas públicas, por ordem de inscrição;
- • Professores contratados em exercício de funções noutras escolas públicas, por ordem de inscrição;
- • Professores em exercício de funções em escolas privadas com protocolo de colaboração com o CFAE-Ordem de Santiago, por ordem de inscrição.