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Incluir com o digital, para uma escola inclusiva de qualidade e equitativa
14 Outubro -18:30 - 21:30
Modalidade: Oficina de Formação / b-learning
Duração
Horas presenciais: 25h
Horas de trabalho autónomo: 25h
Nº de horas acreditadas: 50h
Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e de Educação Especial
Objetivos a atingir:
Esta ação pretende ter impacto na prática pedagógica dos docentes envolvidos.
A construção de cenários de aprendizagem, que promovam a inclusão e a equidade, com recurso a tecnologias educativas e a metodologias ativas de aprendizagem, constitui um dos eixos de mudança e inovação do nosso sistema de ensino.
O investimento realizado nos últimos anos ao nível da infraestrutura tecnológica permite a utilização pedagógica da tecnologia e a promoção da inclusão de todos, independentemente das potencialidades e constrangimentos de cada aluno e de cada contexto.
Num sistema de ensino, orientado por competências, pretende-se que todos tenham lugar numa sociedade cada vez mais tecnológica, onde são expectáveis profissionais que sejam autónomos, dinâmicos, se integrem em ambientes colaborativos, diversificados e inclusivos.
Educar para a diferença, investindo nas potencialidades individuais e contornando os constrangimentos individuais e coletivos, é um objetivo que se pode alcançar, com um ensino mais inclusivo, suportado por metodologias ativas e pelo potencial da tecnologia.
Conteúdos da ação
Módulo 1 – A inclusão e o seu enquadramento no sistema de ensino português
Enquadramento legal e recomendações para um ensino mais equitativo e inclusivo.
Módulo 2 – Ecossistemas de aprendizagem digitais (EAD) que promovem a inclusão
Através de recursos tecnológicos e pedagógicos inovadores, os EAD podem eliminar barreiras de acesso à educação e garantir que todos os alunos, independentemente de suas origens, habilidades ou necessidades, tenham a oportunidade de aprender e prosperar.
Os EAD facilitam a inclusão providenciando:
Acessibilidade
Flexibilidade e Personalização
Colaboração e interação
Avaliação formativa e continuada
Conteúdo relevante em contexto
Módulo 3 – Acessibilidade das tecnologias e recursos digitais
A acessibilidade é fundamental para que todos, independentemente das suas habilidades ou restrições, possam ter um acesso equitativo à informação e comunicação.
Módulo 4 – A avaliação digital como promotora da inclusão
As vantagens da avaliação digital: Acessibilidade e flexibilidade, feedback individualizado e em tempo real, autonomia e auto avaliação, motivação.
Módulo 5 – Recuperar aprendizagens com o digital
O digital é uma mais-valia na recuperação de aprendizagens com o digital, através da definição de percursos individuais de aprendizagem e adaptação de estratégias e metodologias às necessidades de cada aprendente.
Módulo 6 – Estratégias para um ambiente online inclusivo e seguro
Definição de estratégias de cidadania digital e ética digital.