- Este evento já decorreu.
IA e Ética: desafios e oportunidades
7 Outubro
IA e Ética: desafios e oportunidades
Modalidade: Curso de formação / e-learning
Duração
Horas presenciais: 25h
Nº de horas acreditadas: 25h
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e Professores Bibliotecários
Objetivos a atingir:
- Conhecer alguns dos conceitos sobre IA;
- Identificar diferentes tipos de IA;
- Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras);
- Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo;
- Identificar os grandes inconvenientes da IA;
- Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.
Conteúdos da ação
Módulo 1 | Introdução à IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
1.1 Definição e história da IA
1.2 Conceitos sobre IA
1.3 Exploração dos diferentes tipos de IA
Módulo 2 | Aplicações Generativas suportadas por IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
2.1 O que são aplicações generativas suportadas por IA?
2.2 Exemplos de aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras).
2.3 Exploração de ferramentas IA generativas em contexto educativo.
Módulo 3 | IA e a Ética (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
3.1 Introdução à Ética da IA: Exploração dos princípios éticos e morais envolvidos no desenvolvimento, implementação e uso da IA.
3.2 Quais os grandes inconvenientes da IA?
3.3 Recomendações para o seu uso em contexto educativo.
Módulo 4 | Projeto Educativo envolvendo IA generativa (5 horas – 3 síncronas + 2 horas assíncronas)
4.1 Definição de objetivos do projeto educativo de IA generativa e escolha do domínio criativo.
4.2 Experimentação e iteração com a(s) ferramenta(s).
4.3 Reflexão ética e social.
Módulo 5 |Avaliação e Reflexão (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
5.1. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos pelos formandos.