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Flexibilidade Curricular e Gestão Inclusiva da Diversidade
25 Maio -18:30 - 21:30

Modalidade: Curso de Formação/ Presencial
Duração
Horas presenciais: 25h
Nº de horas acreditadas: 25h
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Objetivos a atingir:
-Dominar os conceitos de autonomia e flexibilidade curricular;
-Dominar estratégias de articulação curricular e interdisciplinaridade;
-Conhecer e reflectir sobre o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e aprendizagens essenciais;
-Identificar pontos fortes e fracos no desempenho escolar dos alunos;
-Conhecer e valorizar formas de monitorização dos progressos dos alunos;
-Contribuir para a construção percursos com base no perfil do aluno;
-Dominar forma de avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo;
-Estimular a implementação de medidas de gestão curricular por aplicação de uma abordagem multinível;
-Dominar estratégias de concretização da gestão da flexibilização curricular;
-Criar condições organizacionais que promovam o trabalho colaborativo.
Conteúdos da ação
I – Melhoria das aprendizagens dos alunos:
-Intervenção preventiva na aquisição da literacia considerando prioritária a competência leitora.
-Planeamento pedagógico contínuo e colaborativo que respeite as singularidades, valorize
os interesses e atenda às necessidades de cada aluno, tendo por base o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória..
-Constituição de grupos temporários flexíveis de homogeneidade relativa.
-Prevenção e regulação da indisciplina em contexto escolar.
-Aplicação de metodologias ativas e de medidas de gestão curricular flexíveis e de suporte à inclusão e à aprendizagem decorrentes de uma abordagem multinível.
-Criação de ambientes educativos inovadores.
-Desenho de percursos curriculares personalizados para alunos que, no âmbito de uma abordagem multinível, necessitam de medidas adicionais de suporte para melhorar os níveis de participação e de progresso.
II – Valorização profissional dos docentes:
-Promoção do trabalho colaborativo / coadjuvação em sala de aula.
-Fomento da intervisão colaborativa das práticas pedagógicas.
-Dinâmicas de trabalho que privilegiem a lógica colaborativa, a diferenciação pedagógica, desenho universal para a aprendizagem, acomodações curriculares, adequações curriculares e apoio tutorial.
-O papel do docente no processo de ensino, aprendizagem e avaliação flexíveis, na promoção de competências sociais e emocionais.
-O papel docente de educação especial na gestão flexível do currículo, enriquecendo o atendimento aos alunos, em especial, no que concerne à aplicação de medidas universais e também seletivas, no âmbito de uma abordagem multinível.
III – Envolvimento dos alunos e dos pais /encarregados de educação e dos parceiros sociais.
-Promoção da intervenção dos alunos.
-Mediação Social entre a escola e as Famílias com enfoque na capacitação parental.
Flexibilidade Curricular e Gestão Inclusiva da Diversidade T23/27 | Setúbal | Filomena Pereira | Quinta-feira e Sábado* | 18:30-21:30 e 09:00-13:00* | 25/05/2023 – 01/07/2023 | Curso/ Presencial | 25 | Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial | Agrupamento Escolas Lima de Freitas |