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EFABULADORES/AS NA ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS, DO CONTEXTO ESCOLAR À COMUNIDADE
3 Outubro - 4 Outubro
Modalidade: Curso/ Presencial
Duração
Horas presenciais: 25h
Nº de horas acreditadas:25h
Destinatários:
professores de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário eEducação Especial
Objetivos a atingir:
- Adotar práticas narrativas que incorporem o quotidiano da vida escolar: criação de um “canto macio” (Rizolli, 2004), emcada sala;
- Aplicar o Ecomapa Narrativo (Duarte, 2019), instrumento de narração oral que colabora na preparação do efabulador/a e dos textos a serem narrados;
- Utilizar técnicas de narração oral e saber aplicá-las no ato de ler, ato de contar, contar a ler, ler em voz alta;
- Desenvolver o gosto pelo livro e pela leitura; criar de hábitos de leitura;
- Contribuir para a competência leitora, facilitando uma melhor leitura do mundo.
- Trabalhar a voz, o gesto, o corpo, o movimento, como elementos essenciais à narração;
- Facilitar a leitura e a escuta de textos tradicionais ou autorais, como eixo articulador, entre as imagens trazidas pelostextos e as imagens internas do efabulador/ escutador, apontando para possibilidades de aprendizagens.
Conteúdos da ação
O curso de capacitação foi pensado para um número total de 25 horas, repartidas por seis sessões, de quatro horas,sendo a última de cinco horas:
- Sessão inaugural: (ÉS)tória!
– Criação do ambiente narrativo: exercícios de relaxamento ao som de música;
– Nome: palavra poema: dar luz ao nome. Elaborar a sua autoetnografia;
– Enredos internos e externos da jornada do Efabulador: definir a resistência, ser viajante, reino elevado.
-Rematar os pontos do texto: Cada um conta a estória do nome. Breve comentário crítico por partes dos participantes.
- Canto macio: Livros e objetos.
– Criação do ambiente narrativo: exercícios de relaxamento a partir da voz, do corpo, do gesto e da expressão.
– Contar a várias vozes o livro com o objeto escolhido: trabalho de grupo.
– Rematar os pontos: breve comentário crítico por partes dos participantes, após a observação do momento de narração, permitindo maior capacidade de olhar com profundidade, opinar, selecionar e avaliar.
- Ecomapa Narrativo: ferramenta da formação do Efabulador
-Criação do ambiente narrativo: exercícios de relaxamento ao som de música: as pessoas têm fios coloridos e em silêncio, formam a sua teia utilizando a voz, o corpo e o gesto.
– Ecomapa do Efabulador: preparação do narrador para o ato de contar;
– Ecomapa Narrativo: propósito narrativo, efabulação do texto, ambiente narrativo;
– Rematar os pontos: breve comentário crítico por partes dos participantes, após a observação do Ecomapa de cada grupode formandos/as, permitindo maior capacidade de olhar com profundidade, opinar, selecionar e avaliar.Dar início à construção do seu portefólio narrativo.
- Porta-Fólio – ferramenta da criação do repertório.
– Criação do ambiente narrativo: exercícios de relaxamento a partir da voz, do corpo, do gesto, da expressão e do ritmo. Cada formando trabalha o seu ambiente narrativo a partir do seu objeto simbólico.
– Escolha de repertório: narração oral dos contos de pequeno fôlego para o grupo de formandos.
– Ecomapa Narrativo: durante meia hora, cada participante escolhe um texto, elabora o seu ecomapa e mostra aos restantes elementos do grupo.
– Rematar os pontos: breve comentário crítico por partes dos participantes, após a observação do momento de narração, permitindo maior capacidade de olhar com profundidade, opinar, selecionar e avaliar.
- Livro com Segredo – ferramenta de realização plástica.
– Criação do ambiente narrativo: exercícios de relaxamento ao som de música; dizer em voz alta as rimas e outros pequenos textos decorados que levaram para casa. Exercícios de voz, corpo e gesto.
– Ecomapa Narrativo: elaboração do ecomapa dos textos decorados; confeção do “Livro com Segredo” – técnicaLeporello.
– Rematar os pontos: breve comentário crítico por partes dos participantes, após a observação do de cada “Livro comSegredo”, de cada formando/a, permitindo maior capacidade de olhar com profundidade, opinar, selecionar e avaliar.
- Efabulador/a – uma estória vivida.
-Criação do ambiente narrativo: exercícios de relaxamento a partir da voz, do corpo, do gesto, da expressão, do ritmo e dos elementos cénicos. Cada formando trabalha o seu ambiente narrativo.
– Cinco rodas de Efabuladores/as: cinco rodas de narração oral de textos de pequeno ou grande fôlego, por parte dos formandos.
– Rematar os pontos: breve comentário crítico por partes dos participantes, após a observação do momento de narração, permitindo maior capacidade de olhar com profundidade, opinar, selecionar e avaliar.