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Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores
30 Setembro
Modalidade: Oficina/ b-learning
Duração
Horas presenciais: 25h
Horas de trabalho autónomo: 25h
Nº de horas acreditadas: 50h
Destinatários:
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especiale do grupo de recrutamento 360
Objetivos a atingir:
- Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas;
- Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível;
- Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos;
- Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão;
- Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir – Rever;
- Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens;
- Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo;
- Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras
Conteúdos da ação
Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas:
- Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais)
Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos – opções metodológicas:
- Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos;
- Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA)
Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos:
- Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico;
- O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos
Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem:
- Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino