Cidadania e Desenvolvimento: planeamento e implementação
16 Outubro
Modalidade: Curso de formação/ e-learning
Duração
Horas presenciais: 25h
Nº de horas acreditadas: 25h
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Objetivos a atingir:
- Refletir sobre o valor da cidadania nas sociedades democráticas e na defesa dos Direitos Humanos, como fundamental para maior coesão social e para a paz;
- Promover uma abordagem integrada dos conteúdos de EC;
- Reforçar a articulação entre as disposições dos referenciais curriculares de EC, que constituem referências curriculares, e os documentos e variáveis do contexto das escolas;
- Incentivar o trabalho colegial de desenvolvimento curricular das equipas educativas;
- Promover a utilização de metodologias ativas, centradas na aprendizagem vivencial da cidadania democrática e na abordagem integrada da EC e envolvimento ativo dos stakeholders;
- Contribuir para a reflexão crítica sobre as partes e a componente do currículo de CD.
Conteúdos da ação:
- A componente de Cidadania e Desenvolvimento: enquadramento curricular e articulação com as referências e referencias curriculares (7h)
- Os conteúdos da Educação para a Cidadania fixados nos referenciais curriculares: níveis de articulação
compreendendo o PA, as Aprendizagens Essenciais (AE), os perfis profissionais/referenciais de competência, quando aplicável, e os domínios de Educação para a Cidadania (7h)
- Avaliação (7h)
- Apresentação de trabalhos (4h)