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As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos
2 Outubro
Modalidade: Curso de formação/ Presencial
Duração
Horas presenciais: 25h
Nº de horas acreditadas: 25h
Destinatários: Educadores de infância, Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial e do grupo 360
Objetivos a atingir:
-Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão;
-Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade;
-Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão;
-Refletir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporar na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo;
-Promover estratégias de otimização da participação dos alunos na vida da escola;
-Elencar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes inclusivos;
-Refletir sobre o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva;
-Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão;
-Refletir sobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão.
Conteúdos da ação
- Enquadramento teórico e normativo
1.1. Quadro conceptual
Os direitos humanos e as políticas de inclusão.
Justiça distributiva e éticas do cuidado.
Tradução dos princípios de justiça em direitos e capacidades.
O projeto Strength Through Diversity e a diversidade dos públicos na educação escolar: dimensões da diversidade; abordagens multinível da diversidade em educação.
1.2. Quadro normativo de referência
Os Decretos-Leis nº 54/2018 de 6 de julho (na sua redação atual) e n.º 55/2018, de 6 de julho (e respetivas Portarias).
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Autonomia e responsabilidade dos decisores locais: interpretação dos normativos; as margens de autonomia potenciada pela portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, na sua redação atual.
Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos AE/ENA.
1.3. Dimensões organizacionais das políticas de inclusão – exercício exploratório
[trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 1.1. e 1.2.]
- Concretização das políticas de inclusão
2.1 As escolas e as práticas
A inclusão em contexto: modelos educativos e conceções de cidadania e equidade.
2.2. Os agentes sociais das práticas de inclusão
Pessoas, instituições, ambientes de aprendizagem.
Cooperação interinstitucional em ordem à inclusão.
2.3. Os recursos para a inclusão
A identificação e gestão dos recursos (humanos, materiais, institucionais) e a sua potencialização na promoção da escola inclusiva.
2.4. Contextos de interação socioeducativa na perspetiva da inclusão: a sala de aula e ‘o resto’ – exercício exploratório
[trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 2.1., 2.2. e 2.3.]
- Conhecer, partilhar, decidir
3.1. Conhecer e cooperar com as pessoas e as instituições
3.2. Conhecer, estimular e proteger as crianças e jovens: princípios, métodos, instrumentos
3.3. Conhecer para transformar: dos instrumentos de suporte à monitorização às modalidades de participação de professores, pais e alunos nos processos de decisão – exercício exploratório trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 3.1. e 3.2.