- Este evento já decorreu.
Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário
29 Abril
Modalidade: Oficina/ b-learning
Duração:
Horas presenciais: 25h
Horas de trabalho autónomo:25h
Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários:
Destinatários:
Professores do grupo de recrutamento 500
Objetivos a atingir:
– Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática;
– Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A);
– Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A).
Conteúdos da acção:
Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE
-Ideias inovadoras do Currículo:
-Matemática para a Cidadania;
-Pensamento Computacional;
-Diversificação de temas no currículo;
Matemática para todos.
-Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais:
-Resolução de problemas, modelação e conexões,
-Raciocínio dedutivo e lógica matemática;
-Recurso sistemático à tecnologia;
-Tarefas e recursos educativos,
– Práticas enriquecedoras e criatividade;
– Organização do trabalho dos alunos
-Comunicação matemática
-Avaliação para a aprendizagem
– Operacionalização das Aprendizagens Essenciais.
-Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas:
-Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos;
– Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico;
-Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais;
-Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas
– Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.
Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário T24/84 | Carlos Carvalho | Segunda e Quarta feira | 18:30 às 21:30 e 17:00 às 19:30 | 29/04/2024 a 17/07/2024 | Oficina/ b-leaning | 25h + 25h | Professores do grupo de recrutamento 500 | A definir |