
- Este evento já decorreu.
Aprendizagens ativas e avaliação para as aprendizagens com a plataforma MILAGE APRENDER+
5 Junho -18:00 - 20:00
Modalidade: Curso de Formação/ e-learning
Duração
Horas presenciais: 15h
Nº de horas acreditadas: 15h
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e Secundário, Professores de Educação Especial e Educadores de Infância
Objetivos a atingir:
-Refletir sobre a integração do blended learning e da estratégia de gamificação nas práticas pedagógicas;
-Explorar as apps MILAGE APRENDER+ e MILAGE APRENDER+ PROFESSORES;
-Incentivar os docentes a promoverem a motivação dos alunos para o estudo, para a aprendizagem autónoma e para a aprendizagem ativa, e a tirarem partido das TIC na aprendizagem;
-Promover a autoavaliação, a avaliação formativa, a avaliação por pares e a diferenciação pedagógica;
-Estimular a inclusão do blended learning nas práticas pedagógicas.
Conteúdos da ação
Módulo 1: A aprendizagem móvel e o papel da autonomia na promoção do estudo e das aprendizagens
-Apresentação do formador, dos formandos e do curso de formação: objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma.
-Aprendizagens ativas com a plataforma MILAGE APRENDER+
-Instalação da aplicação MILAGE APRENDER+ e registo dos formandos na aplicação.
Módulo 2: Introdução à plataforma MILAGE APRENDER+ pela exploração da app MILAGE APRENDER+
-Introdução à plataforma MILAGE APRENDER+ pela exploração da app MILAGE APRENDER+.
-Inscrição na turma.
-Ambiente de trabalho da app MILAGE APRENDER+.
-Exploração da aplicação na vertente do aluno.
-Resolução de uma ficha
-Avaliação formativa, autoavaliação e avaliação dos pares.
-Instalação da aplicação MILAGE APRENDER+ PROFESSORES.
-Elaboração de um portefólio individual da formação com recurso a uma ferramenta digital, -nomeadamente o Padlet.
Módulo 3: Exploração da aplicação MILAGE APRENDER+ PROFESSORES
-Exploração da plataforma MILAGE APRENDER+ PROFESSORES.
-Criação de turmas na aplicação MILAGE APRENDER+ PROFESSORES.
-Configurações da aplicação: Aderir a uma disciplina, aderir a um grupo/turma, criar um grupo/turma, consultar fichas de trabalho disponíveis na plataforma, consultar as questões presentes nas fichas de trabalho, aceder aos alunos das turmas e consultar o e-portefólio dos alunos;
-Elaboração de um plano e implementação da app MILAGE APRENDER+ no contexto de trabalho de cada formando (“Plano de atividade de aprendizagem”) num quadro de gestão do currículo.
-Implementação do Plano de atividade delineado.
Módulo 4: – Apresentação, discussão e reflexão sobre o trabalho realizado durante a formação. Avaliação da ação, orientações para elaborar o relatório individual de reflexão crítica.
Ação | Cluster | Formador/a | Dias da semana | Horário | Datas | Regime/modalidade | Nº horas | Público-alvo | Local |
Aprendizagens ativas e avaliação para as aprendizagens com a plataforma MILAGE APRENDER+ T23/33 | todos os concelhos | Pedro Pimenta | Segunda e quarta-feira | 18:00 – 20:00 | 05/06/2023 – | Curso/e-learning | 15 | Professores dos Ensinos Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e Secundário, Professores de Educação Especial e Educadores de Infância | Online |