
2025/019/05 OFC Avaliação Pedagógica II: Projetos de Intervenção nos domínios do ensino, aprendizagem e avaliação
21 Maio – 18:00 – 21:30

2025/019/05 OFC – Avaliação Pedagógica II: Projetos de Intervenção nos domínios do ensino, aprendizagem e avaliação
Nº total de horas: 50 horas (25 + 25 de trabalho autónomo)
Modalidade: Oficina de Formação / B-learning
Formador: Ana Rita Correia
Público-alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Progressão na carreira: Releva para os art. 8º e, com parecer favorável das direções, também para o art. 9º (Despacho 4840/2023)
A avaliação pedagógica tem assumido uma centralidade inegável nas políticas educativas e curriculares, com efeitos concretos nas práticas de ensino e aprendizagem, designadamente na promoção do “sucesso escolar”.
A publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, consagra mudanças significativas ao nível do currículo, assumindo como princípio orientador a “afirmação da avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens”. Refere ainda o caráter formativo da avaliação pedagógica como um dos pilares da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Importa, pois, que os professores consolidem estas mudanças de modo contextualizado e aprofundem competências e conhecimentos no processo de avaliação das aprendizagens, nomeadamente através do desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação.
Objetivos:
- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações legais;
- Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula;
- Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica;
- Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática;
- Incrementar práticas de formação de natureza investigativa que confiram competências aos professores para lidar com a mudança e a inovação no âmbito da avaliação pedagógica.
Local: Escola Básica Barbosa du Bocage e Online
Cronograma:
- 21/05/2025 – 18:00 às 21:30 (Presencial)
- 28/05/2025 – 18:00 às 21:00 (Síncrono)
- 04/06/2025 – 18:00 às 21:00 (Síncrono)
- 11/06/2025 – 18:00 às 21:00 (Síncrono)
- 18/06/2025 – 18:00 às 21:00 (Presencial)
- 25/06/2025 – 18:00 às 21:00 (Síncrono)
- 02/07/2025 – 18:00 às 21:00 (Síncrono)
- 09/07/2025 – 18:00 às 21:30 (Presencial)
Prioridades:
- • Professores do quadro em exercício de funções nas escolas associadas do CFAE-Ordem de Santiago, por indicação das Direções;
- • Professores do quadro em exercício de funções nas escolas associadas do CFAE-Ordem de Santiago, por ordem de inscrição;
- • Professores contratados em exercício de funções nas escolas associadas do CFAE-Ordem de Santiago, por ordem de inscrição;
- • Professores do quadro em exercício de funções noutras escolas públicas, por ordem de inscrição;
- • Professores contratados em exercício de funções noutras escolas públicas, por ordem de inscrição;
- • Professores em exercício de funções em escolas privadas com protocolo de colaboração com o CFAE-Ordem de Santiago, por ordem de inscrição.
CFOS