Plano de formação Contínua do CFOS
Desde logo desejamos que todos os/as nossos/as professores/as e educadores/as e respetivas famílias se encontrem bem e de boa saúde.
Após a conclusão da primeira fase do plano anual de formação contínua que decorreu entre abril e julho deste ano, o Centro de Formação Ordem de Santiago (CFOS) tem em preparação a concretização da segunda fase do seu plano com inicio previsto para setembro e término em meados de dezembro, deste ano.
As circunstâncias especificas e inéditas que marcaram o anterior ano letivo, persistem num quadro geral de atividade, embora se necessite e pretenda construir gradualmente um panorama de normalidade, a partir do inicio deste novo ano letivo.
Em março, no inicio da pandemia covid19 houve a necessidade urgente de o CFOS adaptar o seu plano de formação, transformando as diversas ações para a modalidade de formação a distância ( F@D), com a concretização de duas linhas de trabalho : Ações de Curta Duração (ACD) tratando de forma urgente temáticas relacionadas com os meios e metodologias adequadas para a F@D e, a adaptação das ações de Longa Duração, acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua ( LD-CCPFC), através de uma intervenção colaborativa acrescida, junto dos nossos formadores.
Nesta segunda fase, estamos igualmente a trabalhar estas duas vertentes, para que possamos continuar a atender às necessidades formativas identificadas a partir de reuniões do nosso Conselho de Diretores do CFOS.
Desta forma, a segunda fase integrará duas etapas :
– A primeira etapa irá concretizar-se nas primeiras 2 a 3 semanas de setembro, priorizando a concretização de ACDs que tratem as temáticas relacionadas com a formação/ensino a distância, reforçando a capacitação dos/as professores/as no uso de meios/ferramentas ( Plataformas para uso de forma síncrona ou assíncrona) e metodologias adequadas a estas modalidades formativas. Estas iniciativas formativas irão ser delineadas diretamente com as Direções das nossas escolas, procurando-se atender de forma preferencial à formação nos meios/ferramentas que cada escola tenha em uso, tendo em conta a diversidade de soluções e a eficácia dos ofertas formativas. As inscrições para esta etapa, irão decorrer entre 28 de agosto e 4 de setembro.
– A segunda etapa irá concretizar-se entre 30 de setembro e 18 de dezembro deste ano. Neste conjunto de ofertas formativas serão integradas as ações acreditadas pelo CCPFC ( 14 ações em diversas temáticas) e algumas ACDs previstas no plano anual, aprovadas pelo Conselho de Diretores e validadas pela Direção Geral da Educação, abordando áreas especificas de ação pedagógica. As inscrições irão decorrer entre 4 de setembro e 20 de setembro.
No contexto atual do desenvolvimento do atual estado pandémico e nos contornos da Carta Circular 3/2020 do CCPFC – possibilidade de formação “em regime presencial” passar para “regime a distância”, o CFOS irá iniciar a segunda fase do plano de formação mantendo o regime a distância com a utilização das plataformas que garantam o trabalho síncrono e assíncrono, ou seja as plataformas ZOOM e MOODLE do CFOS ( https://moodle3.cfosantiago.edu.pt ).
Ao longo da concretização do plano, o CFOS irá avaliando das condições reais do estado pandémico e das consultas às devidas autoridades da saúde e do ministério da Educação, decidirá da possibilidade de passarmos a formação a um regime misto ou totalmente presencial, naturalmente ambicionado por todos nós.
O CFOS irá publicando a lista e informações de cada uma das ações que pretende implementar nesta segunda fase, na nossa página oficial (http://www.cfosantiago.edu.pt), de forma a que atempadamente cada um de vós possa analisar e decidir das vossas opções formativas.
Os conhecimentos e competências desenvolvidos nos últimos meses em torno da formação a distância, podem agora continuar a ser trabalhadas e aprofundadas, ficando a forte expectativa que os objetivos inscritos no plano geral de formação contínua, podem ser alcançados, em beneficio da qualificação dos nossos/as professores/as e respetivas organizações onde trabalham.
Deixo por fim os desejos de um ano repleto de realizações pessoais e profissionais, apesar das ameaças transportadas pela covid19.
O Diretor do CFOS
António Canhão