- Este evento já decorreu.
Metodologias ativas de sala de aula – alteração de práticas de ensino
24 Maio, 2018 -19:00 - 22:00
Programa Nacional da Promoção da Sucesso Escolar
Formador: Carlos Cunha
Local: Escola Secundária D. Manuel Martins
Duração: 25h + 25h
Datas:
24/05/2018 (19:00/22:00h)
02/06/2018 (08:30/13:30h)
07/06/2018 (19:00/22:00h)
16/06/2018 (08:30/13:30h)
22/06/2018 (14:30/18:30h)
26/06/2018 (08:30/13:30h)
Público Alvo: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Objectivos:
Os formandos deverão ser capazes de:
• alterar representações e práticas letivas;
• entender a alteração metodológica de aulas ativas;
• privilegiar a aprendizagem do aluno em vez do ensino do professor;
• recorrer à tecnologia por formar a maximizar o desenvolvimento das competências digitais e potenciar a aquisição de conhecimentos e de aprendizagens significativas;
• fazer incidir o trabalho sobre o desenvolvimento de competências (cognitivas, éticas, de ação,..) nos alunos;
• trabalhar as competências em função de contextos reais mais ou menos conhecidos dos alunos;
• coordenar meios e recursos;
• criar uma dinâmica de trabalho de equipa e de escola;
…
Conteúdos:
1. Introdução e Contextualização (3 horas)
1.1 Metodologias ativas;
1.2 Concepções alternativas;
1.3 Ensino por questionamento e por resolução de problemas;
1.4 Alteração do espaço de aprendizagem: a sala como facilitadora das alterações de práticas;
1.5 Potencialidades das metodologias ativas.
2. Utilização de aplicações em sala de aula (3 horas)
2.1 Como instalar aplicações;
2.2 Que aplicações utilizar;
2.3 Potencialidades de utilização;
2.4 Utilização em contexto.
3. Utilização de telemóvel e do tablet (3 horas)
3.1 Formas de utilização;
3.2 Potencialidades de utilização;
3.3 Utilização em contexto.
4. Utilização de sensores como “despertadores” de curiosidade (3 horas)
4.1 Que sensores?
4.2 Potencialidades de utilização;
4.3 Utilização em contexto.
5. Utilização da máquina fotográfica do telemóvel ou tablet (3 horas)
5.1 Funcionamento do equipamento;
5.2 Potencialidades de utilização;
5.3 Utilização em contexto.
6. Aplicações para avaliação de aprendizagens (3 horas)
6.1 Funcionamento das aplicações;
6.2 Criação de testes;
6.3 Potencialidades de utilização;
6.4 Utilização em contexto.
7. Avaliação Formativa (3 horas)
7.1 Em que consiste e como levar à prática?
7.2 Potencialidades de utilização;
7.3 Utilização em contexto.
8. Avaliação (4 horas)
8.1 Apresentação dos materiais elaborados e resultados obtidos em regime autónomo;
8.2 Avaliação da Oficina.
Data Final de Inscrição: