
Outubro 2020
Comunicação Positiva e Prevenção de Conflitos
Modalidade: Curso de Formação Nº total de horas: 25h Formador: José Miguel Oliveira Público Alvo: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial Objetivos: -Adquirir, treinar e reforçar as competências comportamentais que asseguram um melhor desempenho das funções de docência e promovem um clima de trabalho positivo no seio da escola, essencialmente ao nível da comunicação eficaz e da prevenção e gestão de conflitos- quer no relacionamento interpares quer na relação pedagógica e gestão…
Saiba mais »Apoio Tutorial e Direção de Turma – espaço de gestão de saberes e relações
Modalidade: Oficina de Formação Nº total de horas: 30h (15 + 15Hrs) Formador: Pedro Viegas e Leonor Lopes Público Alvo : Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial Objetivos: - Perspetivar as Tutorias, no âmbito da Direção de Turma, enquanto processo dialético e colaborativo de gestão e de individualização do processo ensino-aprendizagem; - Analisar o enquadramento normativo dos processos de Tutoria em Contexto Escolar, no seu suporte e enquadramento legislativo: -…
Saiba mais »Aprendizagens essenciais de Português em articulação com o Perfil dos Alunos
Modalidade: Curso de Formação Nº total de horas: 25h Formador: Helena Camacho Público Alvo : Professores de Português 110, 200, 210, 220 e 300 Objetivos: - Conhecer e refletir sobre os documentos orientadores do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular; - Apresentar propostas de articulação do Programa e Metas Curriculares do Português com os documentos do PAFC, nomeadamente o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e Aprendizagens Essenciais. - Refletir sobre a transversalidade da língua portuguesa e…
Saiba mais »A formação a distância, conceitos e práticas consensualizadas- Alternância e articulação de sessões síncronas e assíncronas
Modalidade: Ação de Curta Duração Nº total de horas: 3h Formador: João Mouro Público Alvo : Educadores infância e docentes dos ensinos básico e secundário ( Prioridade para professores/formadores que integram a bolsa de formadores do CFOS) Objetivos: - Melhorar o conhecimento a nível das plataformas Zoom e Moodle - Compreender a necessidade de mudança de recursos e metodologias para o ensino a distancia - Conhecer novas ferramentas para criação de materiais para o ensino a distancia -…
Saiba mais »Comunicação Positiva e Prevenção de Conflitos
Modalidade: Curso de Formação Nº total de horas: 25h Formador: José Miguel Oliveira Público Alvo: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial Objetivos: -Adquirir, treinar e reforçar as competências comportamentais que asseguram um melhor desempenho das funções de docência e promovem um clima de trabalho positivo no seio da escola, essencialmente ao nível da comunicação eficaz e da prevenção e gestão de conflitos- quer no relacionamento interpares quer na relação pedagógica e gestão…
Saiba mais »Avaliação de e para as Aprendizagens em Contextos Inclusivos
Modalidade: Curso de Formação Nº total de horas: 25h Formador: Filomena Pereira Público Alvo : Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundários e Educação Especial Objetivos: Analisar conceções de avaliação relacionando com o ensino e a aprendizagem. Compreender as diferenças entre avaliação formativa e sumativa bem como a complementaridade entre ambas. Explorar diferentes estratégias de avaliação de e para as para as aprendizagens. Identificar formas de feedback eficiente. Conceber e analisar técnicas, instrumentos e tarefas de avaliação…
Saiba mais »Aprendizagens Ativas com recurso às TIC: Dinâmicas, ferramentas e boas práticas
Modalidade: Oficina de Formação Nº total de horas: 30h (15 + 15Hrs) Formador: João Mouro Público Alvo : Professores dos Ensinos Básico e Secundário Objetivos: Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, centradas no aluno, no contexto atual de ensino e de aprendizagem; Reconhecer os benefícios e os desafios das abordagens de aprendizagem ativa em contexto escolar; Conhecer atividades de aprendizagem ativa inspiradas nas 6 zonas do projeto Future Classroom Lab (“interagir”,“apresentar”,…
Saiba mais »Mentor: Tutorias Autorregulatórias
Modalidade: Curso de Formação Nº total de horas: 25h Formadores: Isabel Cascão; Cecília Abreu. Público Alvo: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial Objetivos: -Aprofundar o conhecimento acerca da metodologia de tutoria e os propósitos da mesma em contexto escolar; -Aprofundar o conhecimento nos modelos motivacionais e de autorregulação da aprendizagem; -Explorar o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras de aprendizagem e promoção de competências organizadoras do raciocínio e de resolução de problemas com os…
Saiba mais »ADIADA – Avaliação nos ensinos básico e secundário: como avaliar para o sucesso educativo?
Modalidade: Oficina de Formação Nº total de horas: 50 (25+25hrs) Formadores: Ana Rita Correia; António Pedro Duarte Público Alvo: Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial Objetivos: -Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da avaliação; -Consolidar conhecimentos sobre as diferentes modalidades de avaliação; -Refletir sobre a relevância da avaliação formativa enquanto processo facilitador da regulação do ensino e das aprendizagens; -Reconhecer o carácter contínuo e sistemático dos processos de avaliação formativa; -Aprofundar os conhecimentos…
Saiba mais »ACD Mentorias-Aprendizagem Interpares – EXCLUSIVO AE SEBASTIÃO DA GAMA
Modalidade: Ação de Curta Duração Nº total de horas: 6h Formadores: Maria Eduarda Ferreira; Isabel Cascão Público Alvo : Educadores de Infância e professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial Objetivos: -Sensibilizar os docentes para o perfil do aluno mentor, o funcionamento das mentorias e o trabalho a realizar com os mesmo, tendo em conta o público-alvo - a turma Local: Escola Secundária Sebastião da Gama Horário: 14 de Outubro 21 de Outubro 18:30 às 21:30…
Saiba mais »Português Língua Não Materna implementação, desenvolvimento e avaliação EXCLUSIVO PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CONCELHO DE PALMELA
(Ao abrigo do protocolo com a Câmara Municipal de Palmela) Modalidade: Oficina de Formação Nº total de horas: 25h+25h trabalho autónomo Formador: Tiago Machete Público Alvo : Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 920 Objetivos: - Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; - Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM; -Identificar e interpretar o suporte legislativo; - Relacionar o suporte legislativo com casos reais; - Reconhecer a importância e utilidade do…
Saiba mais »Diferenciação Pedagógica e Trabalho Colaborativo
Modalidade: Oficina de Formação Nº total de horas: 50 (25+25hrs) Formador: Gina Lemos Público Alvo: Professores dos Ensinos Básico e Secundário Objetivos: -Conhecer e reflectir criticamente sobre as suas atuais práticas pedagógicas; -Delinear um plano de melhoria contínua de práticas pedagógicas com base no conhecimento matricial sobre os conceitos, os princípios e as práticas promotoras de um sistema educativo orientado para a qualidade e equidade, designadamente no âmbito da diferenciação pedagógica e do trabalho colaborativo Local: Plataforma Zoom…
Saiba mais »Integração Curricular e Trabalho Colaborativo: Implicações na Ação Pedagógica
Modalidade: Oficina de Formação Nº total de horas: 50h (25 + 25hrs) Formador: António Pedro Duarte Público Alvo : Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial Objetivos: - Refletir de forma sistemática sobre as práticas pedagógicas e o seu reflexo nas aprendizagens das crianças e dos alunos, bem como sobre as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto prática profissional inerente à docência; - Conceber, implementar e avaliar experiências de (re)criação e contextualização curricular ancoradas nos…
Saiba mais »Aprendizagem colaborativa e cooperativa: um processo para o sucesso
Modalidade: Curso de Formação Nº total de horas: 25h Formador: Mariana Grazina Público Alvo : Professores dos Ensinos Básico e Secundário Objetivos: - Dotar os formandos das competências e ferramentas necessárias ao trabalho colaborativo; - Contribuir para a melhoria das aprendizagens dos discentes e para o desenvolvimento profissional dos docentes; - Despertar para a importância do trabalho em partilha, traduzida na mudança de práticas educativas tradicionais, de modo a produzir e implementar uma cultura de escola; Local: Plataforma…
Saiba mais »Avaliação nos ensinos básico e secundário: como avaliar para o sucesso educativo? – EXCLUSIVO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA TURMA 1
Nome da Ação: "Avaliação nos ensinos básico e secundário: como avaliar para o sucesso educativo?" EXCLUSIVO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA TURMA 1 Modalidade: Oficina de Formação Nº total de horas: 50 (25+25hrs) Formadores: Ana Rita Correia; Público Alvo: Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial Objetivos: -Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da avaliação; -Consolidar conhecimentos sobre as diferentes modalidades de avaliação; -Refletir sobre a relevância da avaliação formativa enquanto processo facilitador da regulação…
Saiba mais »Avaliação nos ensinos básico e secundário: como avaliar para o sucesso educativo? – EXCLUSIVO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA TURMA 2
Nome da Ação: "Avaliação nos ensinos básico e secundário: como avaliar para o sucesso educativo?" EXCLUSIVO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA TURMA 2 Modalidade: Oficina de Formação Nº total de horas: 50 (25+25hrs) Formadores: Ana Rita Correia; Público Alvo: Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial Objetivos: -Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da avaliação; -Consolidar conhecimentos sobre as diferentes modalidades de avaliação; -Refletir sobre a relevância da avaliação formativa enquanto processo facilitador da regulação…
Saiba mais »Novembro 2020
ACD Como avaliar para sucesso? – Exclusivo Agrupamento de Escolas de Sebastião da Gama
Modalidade: Ação de curta-duração Nº total de horas: 6h Formador: Maria Raquel Marques Pedro Monteiro Público Alvo: Docentes do Ensino Básico e Secundário do Agrupamento de Escolas de Sebastião da Gama Objetivos: Consolidar o conhecimento sobre as diferentes modalidades de avaliação; Refletir sobre as finalidades da avaliação; Reconhecer a importância da avaliação formativa enquanto facilitadora da regulação do processo de ensino-aprendizagem; Reconhecer a necessidade de feedback de qualidade no sistema de aprendizagem; Analisar diferentes recursos de recolha, análise e…
Saiba mais »Janeiro 2021
Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Um passo para Educar Adiante
Nome da Ação: "Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Um passo para Educar Adiante” Modalidade: Ação de Curta Duração Nº total de horas: 3h Formadores: Alexandra Viana Silva e Margarida Filipe Ramos Público Alvo : Professores e coordenadores de estabelecimentos escolares Objetivos: -Adquirir Conhecimentos e competências necessárias para promover o Desenvolvimento sustentável; -criar um Roadmap para a Educação para o desenvolvimento sustentável; -Conhecer o papel das parcerias na implementação da EDS; -Conhecer exemplos práticos de projectos baseados na EDS e…
Saiba mais »As Plataformas Digitais e a Reflexão Pedagógica
Nome da Ação: "As Plataformas Digitais e a Reflexão Pedagógica" Modalidade: Ação de Curta Duração Nº total de horas: 4h Formador: Ariana Cosme; Daniela Ferreira Público-alvo: Lideranças de Topo; Diretores de agrupamentos e de escolas Objetivos: Refletir sobre a importância da reflexão pedagógica na construção de ambientes digitais; Promover a reflexão sobre a importância de uma avaliação pedagógica em ambientes digitais e presenciais. Local: Plataforma Zoom e Moodle Horário: 19 de Janeiro 26 de Janeiro 10h às 12h…
Saiba mais »Memória Local na Escola
Nome da Ação: "Memória Local na Escola" Modalidade: Curso de Formação Nº total de horas: 20 Formador: Rosali Maria Nunes Henriques Público Alvo: Professores dos Ensinos Básico e Secundário Objetivos: - Contribuir com o desenvolvimento de projectos de memória local por professores do primeiro ciclo, com ênfase no registo de histórias de vida - Capacitar professores para que possam realizar de projectos de memória oral com a história da comunidade contada por seus moradores Local: Plataforma Zoom e…
Saiba mais »