Abril 2024
Capacitação Digital de docentes Nível 2
Modalidade: Oficina de formação / b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial Objetivos a atingir: Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das…
Saiba mais »Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores
Modalidade: Oficina/ b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especiale do grupo de recrutamento 360 Objetivos a atingir: Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas; Aplicar…
Saiba mais »Capacitação Digital de Docentes nível 3
Modalidade: Oficina de formação / b-learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial Objetivos a atingir: Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa. São objetivos específicos: - formular estratégias pedagógicas…
Saiba mais »Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula
Modalidade: Curso de formação/ e-learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Educadores de infância, Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial e do grupo 360 Objetivos a atingir: -Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas; -Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à…
Saiba mais »Avaliação nos ensinos básico e secundário: como avaliar para o sucesso educativo? – PRIORIDADE AE MARIA DO CARMO SERROTE
Nome da Ação: “Avaliação nos ensinos básico e secundário: como avaliar para o sucesso educativo?” PRIORIDADE AE MARIA DO CARMO SERROTE Modalidade: Oficina de Formação (Presencial) Nº total de horas: 25h+25h (50h) Formadores: António Pedro Duarte Público-alvo: Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial (prioridade 260 e 620) Objetivos: -Formação pedida pelo Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote para responder à especificidade da Avaliação em Educação Física; - Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da…
Saiba mais »Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário
Modalidade: Oficina/ b-learning Duração: Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo:25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Destinatários: Professores do grupo de recrutamento 500 Objetivos a atingir: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE…
Saiba mais »Práticas de ensino e de avaliação em Matemática
Práticas de ensino e de avaliação em Matemática Modalidade: Curso de Formação / b-Learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Professores dos grupos 110 e 230 Objetivos a atingir: Promover uma reflexão crítica sobre práticas de ensino e de avaliação na sala de aula de matemática, tendo em conta as orientações curriculares em vigor. Capacitar os professores para analisar e construir materiais didáticos relevantes, fiáveis, válidos e inovadores, que desenvolvam competências de matemática…
Saiba mais »Explorando Horizontes Virtuais: Capacitação em Realidade Virtual para Potencializar a Aprendizagem Ativa com uso de Óculos VR
Modalidade: Curso de formação / Presencial Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: o Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial Objetivos a atingir: Capacitar os docentes na integração eficaz dos Óculos VR na prática pedagógica, promovendo a inovação no processo de ensino-aprendizagem. Desenvolver competências dos docentes para projetar e implementar atividades de aprendizagem ativa utilizando Realidade Virtual, Óculos VR e recursos em 3D. Fomentar a motivação e o envolvimento dos…
Saiba mais »Maio 2024
EFABULADORES/AS NA ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS, DO CONTEXTO ESCOLAR À COMUNIDADE
Modalidade: Curso/ Presencial Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas:25h Destinatários: professores de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário eEducação Especial Objetivos a atingir: Adotar práticas narrativas que incorporem o quotidiano da vida escolar: criação de um “canto macio” (Rizolli, 2004), emcada sala; Aplicar o Ecomapa Narrativo (Duarte, 2019), instrumento de narração oral que colabora na preparação do efabulador/a e dos textos a serem narrados; Utilizar técnicas de narração oral e saber aplicá-las…
Saiba mais »As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos
Modalidade: Curso de formação/ Presencial Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Educadores de infância, Professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial e do grupo 360 Objetivos a atingir: -Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão; -Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade; -Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de…
Saiba mais »Incluir com o digital, para uma escola inclusiva de qualidade e equitativa
Modalidade: Oficina de formação / b-Learning Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial Objetivos a atingir: Esta ação pretende ter impacto na prática pedagógica dos docentes envolvidos. A construção de cenários de aprendizagem, que promovam a inclusão e a equidade, com recurso a tecnologias educativas e a metodologias ativas de aprendizagem, constitui um dos eixos de…
Saiba mais »IA e Ética: desafios e oportunidades
IA e Ética: desafios e oportunidades Modalidade: Curso de formação / e-learning Duração Horas presenciais: 25h Nº de horas acreditadas: 25h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e Professores Bibliotecários Objetivos a atingir: Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; Identificar diferentes tipos de IA; Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os…
Saiba mais »A AI no Ensino – Ferramentas para Professores
Nome da Ação: “A AI no Ensino – Ferramentas para Professores” Nº total de horas: 6horas Formador: Fátima Diogo Público-alvo: Professores de todos os grupos curriculares A inteligência artificial tem vindo a revolucionar a aprendizagem, por isso torna-se essencial conhecer ferramentas que permitem maximizar as suas vantagens e minimizar as suas limitações. Estes recursos podem facilitar o trabalho do professor e desenvolver as suas competências digitais. Objetivos: Criar recursos digitais para materiais educacionais Facilitar o trabalho dos professores Desenvolver…
Saiba mais »Metodologias ativas no ensino experimental
Metodologias ativas no ensino experimental Modalidade: Oficina de formação/ b-Learnind Duração Horas presenciais: 25h Horas de trabalho autónomo: 25h Nº de horas acreditadas: 50h Destinatários: Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário Objetivos a atingir: Os formandos deverão ser capazes de: alterar representações e práticas letivas; entender a alteração metodológica de aulas ativas; privilegiar a aprendizagem do aluno em vez do ensino do professor; recorrer à tecnologia e ao ensino experimental…
Saiba mais »ACD – Conferência Europeia Digital Skills 4 All
Digital Skills 4 All, é um projeto Erasmus+, financiado pela União Europeia, com duração de 24 meses, coordenado pela AI9.PT – Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital, em parceria com AP University (Bélgica), CECE – Confederacion Espanola de Centros de Ensenanza (Espanha), Licei San Luigi (Itália) e CFBM – Centro de Formação de Professores Barreiro e Moita (Portugal). O público-alvo do Digital Skills 4 All são jovens, com média de idades nos 16 anos; estudantes do ensino secundário e os profissionais de educação do mesmo nível de ensino e irá desenvolver os seguintes produtos: Plataforma…
Saiba mais »Comunidades de prática na transição digital
Modalidade: Círculo de Estudos / Presencial Duração Horas presenciais: 30h Horas de trabalho autónomo: 15h Nº de horas acreditadas: 45h Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial Objetivos a atingir: Os efeitos a produzir pelo círculo de estudos ao nível das mudanças de práticas tanto a nível individual como coletivo, são: -Aplicação do conceito de comunidade de práticas nos seus contextos de trabalho; -Desenvolvimento de competências de colaboração e participação ativa;…
Saiba mais »1.º ENCONTRO, Saúde, Arrábida e Alterações Climáticas – Os desafios globais e os caminhos locais para o desenvolvimento sustentável
Nome da Ação: “1.º ENCONTRO, Saúde, Arrábida e Alterações Climáticas - Os desafios globais e os caminhos locais para o desenvolvimento sustentável ” Nº total de horas: 6h Formador: Maria Madalena Fialho Mourata Silva; vários oradores Público-alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial Objetivos: -Promover o conhecimento sobre as alterações climáticas no território da Arrábida, nomeadamente na área da saúde humana; -Promover o trabalho em rede debatendo estratégias, soluções e planos para o…
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