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Avaliação Formativa das Aprendizagens: Refletir, Agir e Transformar
15 Outubro, 2018 -18:30 - 21:30
Programa Nacional da Promoção da Sucesso Escolar
Formador: Mariana Grazina Cortez
Local: José Maria dos Santos
Duração: 25h presenciais e 25h de trabalho autónomo
Público Alvo: Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Cronograma:
15 outubro (18.30-21.30h)
22 outubro (18.30-21.30h)
29 outubro (18.30-21.30h)
5 novembro (18.30-21.30h)
12 novembro (18.30-21.30h)
19 novembro (18.30-21.30h)
26 novembro (18.30-21.30h)
3 dezembro (18.30- 22-30h)
Objetivos:
a) Compreender o atual quadro normativo da avaliação das aprendizagens;
b) Divulgar os contributos mais recentes no campo da avaliação das aprendizagens;
c) Clarificar os conceitos associados à avaliação das aprendizagens;
d) Aprofundar as competências de conceção, operacionalização e utilização dos instrumentos de avaliação,
e) Explicitar a lógica do processo de avaliação das aprendizagens;
f) Consolidar as mudanças introduzidas pelas atuais políticas curriculares;
g) Refletir sobre o feedback e identificar formas de feedback de qualidade;
h) Conceber e analisar técnicas, instrumentos e tarefas de avaliação para as aprendizagens;
i) Elaborar e aplicar, nos diferentes contextos pedagógico-didáticos, os instrumentos de avaliação.
j) Refletir sobre a prática e os resultados obtidos;
k) Promover o trabalho colaborativo;
l) Desenvolver as competências da utilização dos recursos tecnológicos no apoio à avaliação das aprendizagens.
Conteúdos:
- Introdução: limitações e potencialidades da avaliação das aprendizagens. (1 hora presencial)
- Critérios de avaliação: (3 horas presenciais)
2.1. Avaliação normativa vs avaliação criterial.
2.2. Níveis de referencialização da avaliação: escola, ciclo, ano e disciplina.
2.3. Operacionalização dos critérios de avaliação.
Sessão de trabalho no moodle (3 horas online síncronas). Realização de uma atividade orientada em regime de trabalho de grupo. - Instrumentos de avaliação: (4 horas presenciais)
3.1. A seleção dos instrumentos de avaliação.
3.2. Critérios para elaboração de instrumentos de avaliação.
3.3. Análise e restituição dos resultados.
Sessão de trabalho no moodle (3 horas online síncronas). Realização de uma atividade orientada em regime de trabalho de grupo. - Usos da avaliação: (4 horas presenciais)
4.1. O papel do feedback na avaliação das aprendizagens.
4.2. O uso “formativo”.
4.3. O uso “sumativo”.
4.4. A avaliação das aprendizagens e avaliação do ensino.
Sessão de trabalho no moodle (3 horas online síncronas). Realização de uma atividade orientada em regime de trabalho de grupo. - Apresentação, discussão e avaliação dos materiais elaborados pelos formandos (4 horas presenciais)
Data Final de Inscrição: